A importância dos Parques Infantis do município de Marília/SP (1937-1978)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.10361

Abstract

Playgrounds have operated in the state of São Paulo since the 1930s and in Marília/SP from 1937 to 1978, when they were transformed into Municipal Schools of Early Childhood Education (Emeis). In the city in question, it is common for family members of children enrolled in the city's Emeis to refer to “park” or “playground” instead of “Emei”. With this in mind, we sought to reconstruct elements of the playgrounds that operated in the city of Marília/SP, specifically with the aim of understanding the importance of playgrounds for Marília/SP. As a methodological procedure, through a historical approach, centered on bibliographical and documentary research, research was carried out on the History of Education, focusing on Playgrounds, based on the procedures of locating, identifying, recovering, gathering, systematizing, selecting, analyzing and interpreting sources on the subject from 1937 to 1978, specifically texts, minutes, legislation, issues of Marília newspapers and signs of the institutions in which the Playgrounds operated. The analysis was carried out by collating information, juxtaposing documents, relating text and context, establishing constant information, identifying changes and continuities. It was found that in Marília/SP, the playgrounds were important educational institutions for childcare, remaining to this day the popular nomenclature used to refer to the city's Emeis.

Keywords: Playground, Early Childhood Education, History of Education.

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Author Biography

Aline de Novaes Conceição, Unesp

Professora efetiva na Universidade Estadual Paulista (UNESP), "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Câmpus de Marília/SP, professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação- Educação Social (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus do Pantanal (CPAN) e professora no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei), oferecido pela UNESP, com concentração no Câmpus de Presidente Prudente/SP. Doutora em Educação (2022/ conceito Capes 6/ bolsista do CNPq/Brasil) e Mestra em Educação (2017/ conceito Capes 5/ bolsista do CNPq/Brasil) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, FFC, Câmpus de Marília/SP, com realização de três estágios de docência. É especialista em Educação Especial e Inclusiva (2018) com recebimento de Destaque científico e Pedagoga (2012/bolsista do CNPq/Brasil), pela UNESP, FFC- Câmpus de Marília/SP com premiação do título de Mérito Acadêmico pelo excelente aproveitamento e destaque na conquista da maior média do Curso de Pedagogia (o curso foi composto por três turmas, sendo uma no período matutino e duas no noturno).Também é Psicopedagoga Institucional e Clínica (2015) e especialista em Gestão Educacional (2022). Autora do livro: Espaço e lugar privilegiado para formação de professores: Instituto de Educação 'Fernando Costa' (1953-1975) disponível em: https://lnkd.in/epu4Wvg e, juntamente com Souza, do livro Práticas pedagógicas para mudanças de concepções de deficiências e atitudes sociais em relação à inclusão disponível em: https://shre.ink/m7x4 publicados pela Editora Cultura Acadêmica. Organizadora de dossiês de artigos científicos e livros, autora de artigos científicos, capítulos de livros, trabalhos completos, resumos expandidos e simples, publicados em anais de eventos científicos nacionais e internacionais. Atuou como professora de cursos de Pós-Graduação stricto e lato sensu, como professora efetiva - adjunta do Curso de Pedagogia da UFMS e da Faip, como assistente de Escolas Municipais de Educação Infantil de Marília/SP pela Secretaria Municipal da Educação (com ênfase na formação de professores coordenadores e professores do sistema de ensino em questão), atuou também na Coordenação Pedagógica de uma Emei e como professora da Educação Especial, do Ensino Fundamental e da Educação Infantil em Marília/SP e Garça/SP. Participante do Observatório de Redes de Apoio à Inclusão Escolar e Educação Inclusiva (OIEE) . Integrante de grupos de pesquisa, a saber: Diferença, desvio e estigma (Dide) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (Gepe). Tem experiência na área da Educação, atuando com ensino, pesquisa e extensão, articulados com os seguintes temas: Educação inclusiva, Educação Infantil, Educação Integral e formação de professores.E-mail: alinenovaesc@gmail.com

Published

2025-12-03