La alfabetización de los niños con síndrome de Down a la luz de la neurociencia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10139

Resumen

Resumo: A Síndrome de Down é uma condição genética que causa deficiência intelectual e acomete milhares de pessoas, logo, há o desafio de alfabetizá-las com uma metodologia que atenda suas limitações de forma promissora. Considerando o campo das neurociências, vários estudos tem sido desenvolvidos visando a compreensão do funcionamento do cérebro e como esses estudos podem ser traduzidos para o campo da educação. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi utilizar o reconhecimento e a formação das letras como princípio para a aprendizagem da leitura e da escrita no processo inicial da alfabetização de um aluno com Síndrome de Down, utilizando a metodologia desenvolvida por Naschold (2015; 2016). Foram analisadas, sistematicamente, as fases de escrita e leitura desse aluno com base na teoria da reciclagem neuronal de Dehaene (2015), em que por meio da neuroplasticidade, o córtex neuronal é reorganizado adaptando o circuito de uma antiga função, como reconhecer rostos, para uma nova função, de reconhecer palavras escritas, criando a Área Visual de Forma da Palavra (AVFP) que fundamenta o Instrumento Diagnóstico das Etapas Iniciais de Alfabetização (IDEIA), material utilizado nesta pesquisa. Como resultados, foi visto que o aluno obteve consideráveis avanços na escrita, conseguindo escrever o seu primeiro nome, e compreendendo a formação de cada letra, a partir das formas retas e curvas. Desse modo, concluímos que a aplicação da metodologia foi bastante eficiente e pode ser replicável com outras crianças. Além disso, é importante e necessário que mais discussões sejam feitas considerando as atualizações das neurociências para o campo da educação, bem como que essa metodologia seja aplicada em longo prazo, com adaptações também aplicadas em atividades complementares.

Palavras-chaves: educação inclusiva, educação especial, funções executivas, atendimento educacional especializado, deficiência intelectual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jucicleide Gomes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Atuo como professora na rede pública municipal de ensino em AEE - Atendimento Educacional Especializado com dedicação exclusiva. Também com o ensino teológico nas áreas de línguas vernáculas e missiologia. Com a seguinte formação: Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011); Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006); Bacharel em Teologia pelo Instituto Bíblico Betel Brasileiro - Curso Livre (2005). Já atuei como Educadora Ambiental na Petrobrás/UNRN-CE (2008-2009); e outras formações em: Especialização em Docência do Ensino Superior em Teologia pelas Faculdades Batista do Paraná (2015); Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Metropolitana (2018); Especialização em Neurociências + Alfabetização pela UFRN (2019); Especialização em Educação Inclusiva pelo IFRN (2021) 

Paulo Ivo Silva de Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Sou Licenciado em Pedagogia, Bacharel em Ecologia, Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido, Especialista em Alfabetização e Neurociências e Mestre em Ecologia. Atualmente curso Bacharelado e Licenciatura em Geografia e estou concluindo Especialização em Gestão Ambiental. Sou Professor do curso de Ensino Médio Técnico em Meio Ambiente do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Djanira Brasilino de Souza (RN), bem como sou Professor do curso de Didática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Ceará-Mirim. Tenho interesse em diferentes temas que abarcam o contexto da Ecologia, Educação e Geografia e a interface entre essas áreas com temáticas da atualidade. Site: https://pauloivosm.contactin.bio/

Publicado

2025-08-29