A acessibilidade na perspectiva da inclusão: um mapeamento da produção científica nos anais do CONEDU (2019-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10131

Resumo

Resumo: Este estudo apresenta o resultado de um mapeamento dos trabalhos apresentados nos anais do Congresso Nacional de Educação com a temática inclusão e acessibilidade no período de 2019 a 2023. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar os trabalhos e pesquisas que exploram os contextos de acessibilidade na área da Educação Especial e Inclusão. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, na qual dados foram analisados a partir do banco de dados dos anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), no período de 2019 a 2023, especificamente os que integraram o Grupo de Trabalho: GT 10 - Educação Especial, tanto na forma de pôster quanto na modalidade de comunicação oral. O escopo desta pesquisa totalizou vinte e nove trabalhos analisados. Os resultados apontaram que  em 2023, foi a edição que mais apresentou trabalhos relacionados com o tema acessibilidade, totalizando 14 apresentações. Ainda em relação à quantidade e tipos de trabalhos apresentados, constatou-se 21 comunicação oral e 8 pôster, ou seja, as comunicações orais somaram quase que o dobro de posters. A área que mais desenvolveu trabalhos por autoria e coautoria foi da Educação/Pedagogia e Química. Em relação a autoria, a maior parte dos trabalhos foram produzidos em duplas, sendo produzidos a partir de programas de pós-graduação. A maioria dos trabalhos são pesquisas desenvolvidas por pesquisadores vinculados a instituições públicas da região nordeste, seguida da região sul do país. Os temas relacionados à acessibilidade mais presentes nos trabalhos discorriam sobre pesquisas que investigavam a acessibilidade no ensino superior, tanto na graduação quanto na pós-graduação.

Palavras-chaves: Acessibilidade, escola, inclusão, deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovane de Melo Leal, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Química pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Pós-Graduado em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Pós-Graduando em Tutoria em Educação a Distância pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

Antonia Maria Alves de Moura, Universidade Estadual do Piauí

Pós-graduada em Docência do Ensino Superior e em Bioquímica pela Faculdade FAEPI. Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Piauí. 

Davi da Silva, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Mestre e Doutor em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2025-08-29