Perfil dos egressos do Curso de Tecnologia em Agroecologia do IFRN campus Ipanguaçu/RN (2012-2016)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.10045

Resumen

Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o percurso das turmas matriculadas entre 2012 e 2016 no curso superior de Tecnologia em Agroecologia, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Ipanguaçu, com ênfase no percurso formativo dos discentes e nos desafios encontrados ao longo da trajetória acadêmica. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e quantitativa, de natureza exploratória e descritiva, fundamentada em dados obtidos junto à Secretaria Acadêmica da instituição. Os resultados indicam que o grupo feminino apresenta maior representatividade no curso, destacando-se em índices de matrícula e conclusão, mas também em casos de evasão, quando comparado ao grupo masculino. O fenômeno da evasão, longe de ser um problema isolado da região ou do curso analisado, reflete uma tendência nacional influenciada por múltiplos fatores, incluindo questões socioeconômicas, pessoais e estruturais. A análise dos dados permitiu identificar padrões no perfil dos egressos, contribuindo para a compreensão dos desafios enfrentados na formação acadêmica e possibilitando a proposição de estratégias para a melhoria do ensino e da conclusão do curso de Tecnologia em Agroecologia.

Palavras-chaves: agroecologia, egressos, ensino, trajetória acadêmica.

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Biografía del autor/a

Allan Kedson Frutuoso da Silva, IFRN

Graduado em Agroecologia pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Ipanguaçu. 

Rusiane da Silva Torres, UERN - Mestra

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO), da associação UERN/UFERSA/IFRN. Graduada em Licenciatura em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduada em Pedagogia (FAVENI). Tem experiência na docência na área de História. Desenvolve atividades de pesquisa na área de Ensino de História, com ênfase em temáticas de questões étnico-raciais, gênero e metodologias de ensino. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Sandra Maria Campos Alves, IFRN

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela ESAM atual UFERSA/RN, Mestrado em Fitotecnia/Agroecologia pela UFRRJ/RJ, Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e Pos Doc pela Universidade de Adelaide, Austrália. Atualmente é servidora pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem atuação no curso de Mestrado em Educação Profissional (PROFept), RENOEN e ensino médio profissionalizante. Atua nas áreas de Educação Profissional, Educação do Campo, Meio ambiente, Tecnologias sociais, Agroecologia, Economia Solidária, Certificação de Produtos orgânicos, Gestão de resíduos, Saneamento ambiental e tratamento de águas residuárias.

Publicado

2025-08-29