Diário de leituras por universitário: vozes enunciativas e filiações de sentidos

Autores/as

  • Sandra Patrícia Ataíde Profa. Dra. do Depto. de Psicologia do Centro de Educação – UFPE -
  • Ângela Alves de Araújo Barbosa UFPE
  • Fabíola Mônica da Silva Gonçalves UFPE
  • Vanessa Cavalcante Pequeno

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.4.935

Resumen

O presente trabalho filia-se à perspectiva Sócio-interacionista e à Análise de Discurso Brasileira, tendo por objetivo geral analisar a interpretação textual de um professor-leitor em formação a partir da produção de diário de leituras e por objetivos especí­ficos (i) identificar as gestões de vozes mobilizadas pelo agente-leitor na produção do diário de leituras; (ii) explicitar as filiações nas redes de sentido (interdiscurso) inscritas no diário de leituras pelo sujeito-leitor. O desenvolvimento da leitura ocorre mediante a construção do diário de leituras, um gênero de texto (Machado, 2009), constituí­do na medida em que o agente-leitor lê um texto. Assume-se o próprio diário de leituras como instrumento investigativo. O procedimento metodológico está delineado em três momentos: (i) análise do contexto fí­sico e sociossubjetivo; (ii) análise da gestão de vozes; (iii) análise do interdiscurso – afiliação nas redes de significação, da polissemia e paráfrase. Os dois primeiros momentos baseiam-se na proposta de Bronckart (2003, 2006) e o segundo momento baseia-se na proposta de Orlandi (2005a, 2005b). As vozes enunciativas identificadas totalizaram em cinco vozes explí­citas e três implí­citas, promovendo o diálogo social na atividade de leitura e possibilitando a construção dos percursos interpretativos e o movimento de sentidos, na leitura textual, trilhados pela professora-leitora. A leitura encontra-se afiliada ao discurso de contextos acadêmicos e de formação de professores, estando a leitora em concordância com a proposta apresentada pelo autor do texto-base, Carl Rogers.

Palavras-chave: Linguagem, leitura, universidades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sandra Patrícia Ataíde, Profa. Dra. do Depto. de Psicologia do Centro de Educação – UFPE -

Doutora em Psicologia Cognitiva, lotada no Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais do Centro de Educação, UFPE; professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Cognitiva, UFPE.

Ângela Alves de Araújo Barbosa, UFPE

Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco E-mail:

Fabíola Mônica da Silva Gonçalves, UFPE

Doutora em Psicologia Cognitiva, Professora Doutora do Departamento de Educação – Centro de Educação – da Universidade Estadual da Paraí­ba (UFPE),

Vanessa Cavalcante Pequeno

Psicóloga, graduanda em Letras, pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG,

Citas

ALCARí, A. R.; SANTOS, A. A. A. Avaliação e desenvolvimento da compreensão de leitura em universitários. In: Estudos de Psicologia. v. 32, n.1, 2015, p. 63-73.

BARBOSA, A. A. de A. O agir de produção de sentidos no processo de interpretação em diários de leitura/blog por estudante universitário. 2014. 156 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva) Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.

BRONCKART, J. P. Conferência – Restrições e liberdade textuais, inserção social e cidadania. In: Rev. ANPOLL. v. 19, 2005, p. 231-256.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2006. 259p.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 2012.

CANTALICE, L. M.; OLIVEIRA, A. A. A. Estratégias de leitura e compreensão textual em universitários. In: Psicologia Escolar e Educacional. v. 3, 2009, p. 227-234.

CUNHA, N. DE B.; SANTOS, A. A. A. Relação entre a compreensão da leitura e a produção escrita em universitários. In: Psicologia: Reflexão e Crí­tica, v. 19, n. 2, 2006, p. 237-245.

FERREIRA, S. P. A, GAIA, S. B. R.; SOUZA, J. M. F. A produção de diário de leituras em curso de formação de professores: uma proposta didática [CD-ROM]. In: Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco – EPEPE – Educação e Desenvolvimento na Perspectiva do Direito í Educação, 5, 2014.Garanhuns, PE: Portfólio.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008. 220p.

MACHADO, A. R. O diário de leituras: a introdução de um novo instrumento na escola. São Paulo: Martins Fontes, 1998. 263p.

MACHADO, A. R. Diários de leituras: a construção de diferentes diálogos na sala de aula. In: ABREU-TARDELLI, L.S; CRISTOVíO, V. L. L. (Orgs.). Linguagem e Educação: o ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. Campinas: Mercado das Letras, 2009, p. 71-91.

OLIVEIRA, K. L. Compreensão da Leitura, Atitudes de Leitura e Desesperança em Universitários. In: Psicologia Ciência e Profissão. v. 28, n. 4, 2008, p. 820-831.

OLIVEIRA, K. L.; SANTOS, A. A. A. Compreensão de textos e desempenho acadêmico. In: PSIC - Revista de Psicologia da Vetor Editora. v. 7, n. 1, 2006, p.19-27.

OLIVEIRA, K. L.; SANTOS, A. A. A. (2008). Estudo de intervenção para a compreensão em leitura na Universidade. In: Interação em Psicologia. v. 12, n. 2, 2008, p. 169-177.

OLIVEIRA, K. L.; SANTOS, A. A. A.; PRIMI, R.(2003). Estudo das relações entre compreensão em leitura e desempenho acadêmico na universidade. In: Interação em Psicologia. v. 7, n. 1, 2003, p. 19-25.

ORLANDI, E. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso. Campinas: Pontes, 2005. 100p.

ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 2006. 160p.

ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formulação e circulação de sentidos. Campinas: Pontes, 2008. 222p.

ROGERS, Carl R. A pessoa como centro. São Paulo: EPU, 2008, p.69-89.

TURATO, E. R. A questão da complementaridade e das diferenças entre métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa: uma discussão epistemológica necessária. In: GRUBITS, S; NORIEGA, J. A. V. (Org.), Método qualitativo: epistemologia, complementaridades e campos de aplicação (pp. 17-52). São Paulo: Vetor, 2004, p. 17-52.

Publicado

2017-08-02