Astronomia nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2018.16.3.1996Abstract
Este artigo tem por objetivo investigar os conteúdos de astronomia apresentados nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental I, bem como a forma como são abordados no ensino fundamental I. Nesse trabalho a forma como abordamos os dados foi descrita pela Pesquisa Qualitativa, do tipo descritiva. Realizamos uma análise dos conceitos referentes à astronomia, nas vinte e três coleções destinadas ao ensino de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental. Essas coleções foram avaliados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2013). Nossos resultados indicam que de forma geral todas as coleções abordam alguns temas de astronomia, no entanto, não existe um padrão de conteúdos trabalhado e nem dos anos em que um mesmo conteúdo é trabalhado. Podemos ressaltar ainda que os livros didáticos vem melhorando sua estrutura, a cada avaliação, mas que alguns erros apontados em avaliações anteriores ainda persistem, como é o caso de imagens totalmente fora de escala.
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