Processos avaliativos em larga escala e suas implicações para o Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.4.1130Abstract
Neste artigo apresentamos os resultados de uma investigação que teve como objeto de pesquisa questões de Química de alguns exames avaliativos, como o ENEM e o Vestibular. Para a realização de tal estudo procuramos levantar características que permitissem estabelecer relações entre os tipos de questões e as concepções de ciência e de ensino, bem como as possíveis implicações para o Ensino de Química. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa em que se fez uso dos procedimentos da análise de conteúdo para os encaminhamentos metodológicos. Mediante as análises pudemos evidenciar questões reprodutivas e produtivas nos dois exames, com predomínio da primeira categoria no Vestibular, exigindo dos estudantes memorização de fatos e nomes, definições e exemplos, características coerentes com o modelo de ensino denominado por transmissão-recepção. Por sua vez, nas questões do ENEM, embora também constatada a presença de questões reprodutivas, houve predomínio de questões produtivas, caracterizadas por apresentarem algum contexto, proporem novas situações e relacionarem diferentes variáveis, aspectos enfatizados no modelo de ensino sócio-
-construtivista.
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