Alfabetização e Inovação dos Processos Formativos: dialogias em alfabetização e multiletramentos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9806

Abstract

Literacy, as a training process, faces several challenges when confronted with innovation in education, especially in early childhood and early years. With a multiplicity of methods and approaches available, questions arise about which paths to follow. The article problematizes the contradictions between traditional practices and the search for innovation, investigating the tensions between the choice of a single method of literacy and the need for a plural education. Based on theoretical and legal references, as well as the methodology of research-training, the work discusses how the conceptions of literacy, in the view of three educators who act in the context of childhood, can be resignified to better integrate reading and writing to the social and cultural life of subjects. Through the technique of focus groups, the study points to the importance of teaching that values the critical and creative dimension of literacy. It is concluded that innovation in education requires a more attentive look to the needs of the context and the diversity of methods, focusing on a literacy that allows students to interpret and produce meaning in the (con) from the perspective of the evolution of knowledge, in a dialogical and full way.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elaine Conte, Universidade La Salle/Unilasalle

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade La Salle, atua na graduação e nos Programas de Pós-Graduação (PPG) em Educação e do PPG em Memória Social e Bens Culturais, ambos da Universidade La Salle. Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), com financiamento do Programa Pesquisador Gaúcho/FAPERGS. Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2. Possui graduação em Pedagogia com habilitação em séries iniciais e matérias pedagógicas e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade La Salle e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Colabora com as investigações do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores (UnB) e do Grupo de Pesquisa: Laboratório de Formação e Estudos da Infância (UFPel). Link do Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8885390885955168

E-mail: elaine.conte@unilasalle.edu.br

Celular: (51) 98467-8960

Cristiele Borges dos Santos Cardoso, Universidade La Salle/UNILASALLE

Professora na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo. Doutoranda em Educação na Universidade La Salle. Mestra em Educação na Universidade La Salle. Possui o Ensino Médio na modalidade normal (Magistério); Graduação em Pedagogia pela Universidade La Salle - Canoas/ RS; Especialização em Docência na Educação Infantil e Docência no Ensino Superior. Em 2017 recebeu destaque na categoria Creche no Prêmio Professores do Brasil do Ministério da Educação. Em 2019 ficou entre as 50 finalistas do Prêmio educador Nota 10, o maior e mais importante prêmio da Educação básica brasileira. Na edição de 2021, foi umas das 10 vencedoras deste prêmio. Também foi uma das vencedoras do Prêmio Educação Infantil: Boas Práticas de Professores Durante a Pandemia. Faz parte da Rede Conectando Saberes núcleo NH/RS, que é apoiada pela Fundação Lemann. É membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq.

Raquel Amélia dos Santos, Universidade La Salle/UNILASALLE

Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; especialização/lato sensu em Alfabetização e Letramento e Educação Infantil pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais (CEPEMG), Mestrado em Educação pela Universidade La Salle, cursando o Doutorado em Educação pela Universidade La Salle. Exerce docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede Municipal de ensino da cidade de Canoas/RS. Membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologia na Educação (NETE/CNPq) e tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização. CV: http://lattes.cnpq.br/0857741570001119

Published

2025-04-25