Estudo cientométrico das publicações orais do Encontro Nacional de Pesquisa no Ensino de Ciências sobre o PIBID nos últimos cinco anos
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.893Abstract
Analisa a produção científica publicada sobre o Programa de Iniciação à Docência nos anais dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) dos últimos cinco anos por meio do método cientométrico. Discute o PIBID a partir da sua contribuição para a formação dos participantes. O estudo cientométrico busca compreender as formas de produção e comunicação do conhecimento publicado por meio de itens bibliográficos. Os resultados mostram que os bolsistas são os sujeitos mais investigados nos trabalhos analisados; que os referenciais teóricos mais utilizados são os documentos oficiais do Governo Federal e os saberes docentes descritos por Maurice Tardif; que os artigos investigados trazem em sua maioria instrumentos e técnicas de natureza quase sempre qualitativa e que a área de Ciências Biológicas é a mais produtiva nos ENPEC do período analisado.Downloads
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