Desafios e perspectivas no desenvolvimento do Letramento Científico na Educação Básica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8857

Abstract

O desenvolvimento do Letramento Científico (LC) desde a Educação Básica (EB) é fundamental para preparar cidadãos reflexivos e futuros profissionais que compreendam das qualidades únicas da ciência em um contexto social, indo além de uma disciplina. Este estudo tem como objetivo promover uma reflexão sobre a importância de o professor conhecer o processo de desenvolvimento das práticas de LC, preparando-os para orientar o aprimoramento do LC de seus alunos na EB. Utilizando uma abordagem bibliográfica, são consideradas as orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018), do Indicador de Letramento Científico (ILC), o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), aplicado em 2022, os estudos de Bybee, Powell e Trowbridge (2008), Chassot (2018), Grossi (1995), Oliveira (2021), Silva (2023) e de outros teóricos que abordam temas relacionados a importância do desenvolvimento do LC. Durante o desenvolvimento, é abordada a indicação do desenvolvimento do LC na BNCC, presente no contexto da área das Ciências da Natureza, enfatizando o ensino progressivo dos métodos científicos, do Ensino Fundamental ao Médio. Reconhece-se que a compreensão gradual da construção do conhecimento científico inclui a valorização do erro como parte do processo. O estudo também apresenta o ILC como indicador para políticas públicas, revelando que a maioria dos alunos brasileiros se encontram nos níveis Rudimentar e Básico de LC, indicando conhecimentos científicos elementares. Destaca-se a necessidade de formação contínua para que os professores superem o estágio intermediário de LC, no qual as discussões se limitam ao nível das possibilidades, revelando insegurança e forte dependência dos teóricos. Ao promover o LC não apenas como habilidades acadêmicas, mas como um elemento fundamental para construir uma sociedade consciente, participativa e justa, a formação docente possibilita o desenvolvimento crítico e autônomo do LC dos alunos, promovendo uma educação mais eficaz.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rosilda de Menezes, Pitágoras Unopar University

Master's student in the Postgraduate Program in Methodologies for Teaching Languages and their Technologies at Pitágoras Unopar University

Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Pitágoras Unopar University

PhD in Education for Science and Mathematics from the State University: Maringá, PR; Professor in the Postgraduate Program in Methodologies for Teaching Languages and their Technologies at the Pitágoras Unopar University: Londrina, PR and in the Postgraduate Program in Mathematics Education at the Anhanguera University: São Paulo, SP.

Published

2024-08-20