A formação de professores para o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.875Abstract
A História, como ciência dos homens no tempo, desde sua inserção no currículo, está em processo de mudanças. Diante disso, a presente pesquisa teve como norte o problema: "De que forma o curso de Pedagogia tem formado os professores para o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental?" . Para respondê-lo discutiu-se a formação inicial de professores no contexto nacional, bem como os documentos curriculares oficiais que norteiam o ensino de História, haja vista a necessidade de definir qual documento oficial norteará o seu trabalho na referida disciplina. Posteriormente, foi realizada uma investigação qualitativa, por meio da análise de conteúdo dos documentos e do levantamento das percepções das professoras quanto à sua formação no que tange ao ensino de História.
Downloads
References
ABDALLA, M. de F. B. O senso prático de ser e estar na profissão. São Paulo: Cortez Editora, 2006.
ARAÚJO, R. N. de. Metodologia de Ensino de História. Cornélio Procópio: 2011.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições Setenta, 1994.
BRASIL. Lei n. 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. n. 248, 1996.
BRASIL. Lei n. 11.645. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/lei/L11645.htm>. Acesso em 27 jan. 2016.
BRASIL. Lei n. 12.796. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm#art1>. Acesso em 27 jan. 2016.
BRASIL/MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL/CNE/CP. Resolução n. 1/2006, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. DOU. Brasília, 2006.
CAINELLI, M.; SANCHES, T. Saber Histórico de Professores nas Séries Iniciais: algumas perspectivas de ensino em sala de aula. História e Ensino: Revista do Laboratório de Ensino de História. Londrina: UEL, 2008.
FONSECA, T. N. de L. Historia & Ensino de Historia. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
FONSECA, S. G.. Didática e Prática do Ensino de História. Campinhas, São Paulo: Papirus, 2007.
_____. Fazer e Ensinar História: anos iniciais do ensino fundamental. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.
FERREIRA, A. B. de H. Dicionário Básico da Língua Portuguesa. Rio
de Janeiro: Editora Nova Fronteira S/A, 1995. 234 p.
MELO, M. T. L. de. Programas oficiais para formação dos professores da educação básica. Educação & Sociedade, Dez 1999, vol.20, n. 68.
MELLO, G. N. de. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re) visão radical. São Paulo Perspectiva [online]. 2000, vol.14.
MORAES, R. Análise de Conteúdo. Revista Educação. Porto Alegre. n.37. Março, 1999.
_____; GALLIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. Ed. Unijuí, 2007.
PARANí/SEED. Currículo Básico para a escola pública do estado do Paraná: História. Curitiba: SEED, 1989.
PARANí/ SEED. Ensino Fundamental de nove anos. Orientações Pedagógicas para os anos iniciais: História. Curitiba: SEED, 2010.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 41. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
SCHMIDT, M. A. A formação do professor de história e o cotidiano da sala de aula. In: BITTENCOURT, C. O saber histórico na sala de aula. 11 ed. São Paulo: Contexto, 2010.