Contribuições da epistemologia materialista histórico-dialética para o ensino de física
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.1.861Abstract
Neste artigo são expostas algumas das causas para o problema que atinge as escolas, principalmente, no ensino médio: falta de professores na área de Física. Diante disso, tem-se como objetivo demonstrar possíveis razões que levam os alunos a resistirem ou não optarem pelo curso de licenciatura em Física em seus vestibulares. Ainda, traz as contribuições da epistemologia materialista histórico-dialética para o ensino de referida disciplina, como um possível meio para despertar maior interesse dos alunos em aprender e futuramente lecionar Física. As informações foram obtidas por meio de questionário aplicado em uma turma do último ano do ensino médio, dentre outras questões indagou-se como está sendo repassado o conteúdo de Física, qual é a preferência do aluno em relação à metodologia da aula e sua opção por Física como carreira profissional. Em suma, nas respostas as perguntas, a maioria dos alunos demonstrou falta de interesse pela disciplina por compreenderem que a mesma envolve apenas cálculos e por não conseguirem compreender a forma como os conteúdos são ministrados em sala de aula. Nesse passo, acredita-se que o método de ensino fundado na epistemologia materialista histórico-dialética configura-se em uma prática pedagógica que enseja apreender conhecimentos científicos vinculados à prática social, em seus movimentos e contradições, traduzindo-se em uma relevante formal para o exercício do ensino da disciplina de Física de caráter crítico e emancipador, podendo produzir no educando, além da compreensão do conteúdo, admiração pela aprendido e uma possível vontade de optar pela Física como carreira docente.
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