Concepções/significações de profissionais da Educação Infantil acerca do Transtorno do Espectro Autista
Abstract
A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem por finalidade proporcionar o
desenvolvimento das funções psicológicas superiores da criança, bem como a socialização e a
autonomia. Tratando-se de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a importância
dessa etapa de ensino se torna ainda mais singular. Nesse sentido, o presente estudo tem como
objetivo geral compreender as concepções/significações de professoras da Educação Infantil
acerca do TEA. Como metodologia de pesquisa, elegemos a abordagem qualitativa. Para a coleta
de dados foram utilizados um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista
semiestruturada. Participaram do estudo 23 profissionais da educação que trabalham em Centros
de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de um município no interior do Paraná. Como
referencial teórico adotamos a Psicologia Histórico-Cultural (PHC). Os resultados da pesquisa
revelam que entre as profissionais da Educação Infantil há um predomínio de ideais
estigmatizadas relacionados aos alunos com TEA. Isso se deve à formação deficitária das
professoras, bem como à ausência da compreensão de informações básicas sobre o universo que
envolve a complexidade dos sinais e sintomas do espectro. Concluímos que é de suma importância
a criação de um contexto de formação inicial e continuada que permita a compreensão das
características do TEA, a fim de que a prática pedagógica desenvolvida pelos professores possa
contribuir para a inclusão escolar