Direito à Educação: relato de experiência com formação inicial de professores usando uma plataforma digital
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.3.7200Abstract
Neste trabalho, descreveram-se uma atividade pedagógica desenvolvida com alunos de cursos
de licenciatura da Universidade de São Paulo (USP) que envolveu a temática do Direito à Educação,
com o apoio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Este estudo trata de uma
pesquisa qualitativa do tipo relato de experiência. A atividade foi realizada durante a disciplina Política
e Organização da Educação Básica no Brasil (POEB), oferecida pelo Departamento de Administração
Escolar e Economia da Educação (EDA) da Faculdade de Educação da USP (FEUSP), para todos os
cursos de licenciatura do campus Butantã, localizado na zona oeste da cidade de São Paulo-SP. É uma
disciplina presencial, com suporte de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (Google Classroom),
através do qual os alunos tiveram acesso às leituras prévias e enviaram fichamentos, além de operar
como espaço para discussões e atividades em grupo. De forma geral, a combinação de várias ferramentas
e estratégias permitiu um debate mais qualificado sobre o Direito à Educação, um assunto relevante para
uma formação docente que vai além dos conteúdos específicos e pedagógicos.