Escola casa verde e suas práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.3.7198Abstract
O presente trabalho apresenta análises de práticas pedagógicas desenvolvidas pela Escola Casa Verde – Aprendendo com os Pássaros, que atende crianças na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A instituição de ensino parte da teoria socioconstrutivista de Vygotsky, por meio de ações/situações que permitam desenvolver a interação entre o sujeito e meio sócio-histórico-cultural do qual ele faz parte, proporcionando o desenvolvimento do sujeito cognoscente. Tais práticas pedagógicas dialogam com a teoria da transdisciplinaridade e com a teoria da complexidade, em que o conhecimento se apresenta como fruto das relações entre o sujeito e seus pares, entre o sujeito e a sociedade e entre o sujeito e a natureza, por meio do princípio da auto-hetero-ecoformação. Para tal, fez se necessário lançar mão de aportes teóricos que abordassem sobre a teoria socioconstrutivista de Vygotsky e sobre as teorias da complexidade e da transdisciplinaridade (SANTOS, 2009; NICOLESCU, 1999; SUANNO, 2013; MORAES, 2014; SUANNO, 2010), além do princípio da auto-hetero-ecoformação (FREIRE; LEFFA, 2013). O Projeto Político-Pedagógico da instituição de ensino serviu como base para identificar o perfil da escola e os eixos norteadores das práticas pedagógicas desenvolvidas pela Escola Casa Verde. Uma entrevista semi-estruturada foi aplicada com os idealizadores e diretores da instituição Escola Casa Verde, compondo o material de pesquisa em que seus resultados serviram para compor tal estudo. As práticas pedagógicas desenvolvidas pela Escola Casa Verde por meio das interações entre as crianças, em que o par mais experiente contribui para a formação dos demais envolvidos através de práticas colaborativas, em interação com seus pares e com meio ambiente, produzidas a partir das interrelações entre os saberes científicos e culturais são resultados dessa sistematização.