Educação ambiental, sustentabilidade e complexidade para o cuidado com a vida
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.3.7193Abstract
O presente artigo é permeado pelo entendimento acerca da Educação Ambiental, como uma estratégia potente para trazer temas importantes a luz de discussões teóricas e metodológicas sobre o ambiente biopsicossocial. Assim, como temática, emerge a relação entre educação ambiental, sustentabilidade e complexidade como elemento capaz de promover o cuidado com a vida. Portanto, essa pesquisa objetiva analisar as relações práticas entre educação ambiental, sustentabilidade e complexidade como estratégias para o cuidado com a vida. A metodologia é materializada por meio de uma revisão teórica
sobre o tema proposto, com ênfase em autores como Edgar Morin, Leonardo Boff, Enrique Leff, entre outros. O artigo está organizado em três seções, contando com a introdução, o desenvolvimento desta reflexão teórica prática com um único título e é finalizado com as considerações finais. Como resultado desta reflexão temos que o circuito tetralógico proposto por Morin (2016), a interação deste circuito, é um aspecto fundante entre a ordem, desordem e organização dos sistemas complexos.