Use of rubrics in school assessment: perception of teachers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.2.6986

Abstract

For the effectiveness of the teaching-learning process, evaluation is necessary and plays an important role in conceptualizing student development. For a fair assessment that contemplates both the learning objectives and the students' potential, it is necessary to use several instruments. This paper presents a survey carried out with teachers from different Brazilian locations on the subject of evaluation and their perceptions about the use of rubrics as an instrument of this process. The aim of this study is to identify how teachers perceive the use of rubrics as a strategy for summative assessment. After analysis and discussion, it is evident that the teachers' perception describes many benefits reflected when the rubrics are used within the evaluation process.

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Author Biographies

Caroline Pugliero Coelho, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA Campus Uruguaiana, Mestra pelo mesmo PPG (2020). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica (2013) e em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação (2014) pelo Grupo UNIASSELVI. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha - Campus Alegrete (2010), graduada em Pedagogia pela UNINTER (2021) . Atuou como Supervisora Bolsista do Sub-projeto de Ciências Biológicas PIBID na URCAMP/Campus Alegrete. Efetiva da Prefeitura Municipal de Alegrete/RS como Especialista em Educação Coordenadora Pedagógica desde 2014, atuante na EMEB Eurípedes Brasil Milano. Pesquisadora vinculada aos seguintes grupos de pesquisa: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas de Ensino (GIPPE) e Grupo Colaborativo Flexilhas.

Renata Godinho Soares, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Licenciada em Educação Física pela Universidade da Região da Campanha - Campus Alegrete. Especialista em Atividade Física e Saúde e Mestra e doutoranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF) e Grupo Colaborativo Flexilhas, Unipampa-RS. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em esportes, recreação e saúde; Processos de Ensino-Aprendizagem utilizando Metodologias Ativas; e Formação de Professores.

Adriana Fagundes Greco, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Pampa (2018) em Uruguaiana-RS. Participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (2018-2019) e do Grupo de Pesquisa Interinstitucional FLEXILHAS. 

Raquel Ruppenthal, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria,doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/UFSM. Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa/ Campus Uruguaiana, docente da Licenciatura Ciências da Natureza e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF-UNIPAMPA) e líder do Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa: FLEXILHAS.

Published

2023-08-20