POESIAS E NARRATIVAS NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS ARTESANAIS NO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA - UNISINOS

Authors

  • Cláudio Marques Mandarino Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Elaine Evaldt Machado Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria de Educação
  • Cláudia Jaqueline Michel Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Graziela Steglich Fagundes Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Bruno Heinen Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Patricia Mor Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.3.683

Keywords:

Poesias, Práticas Artesanais, Tornar-se Professor(a), PIBID Educação Fí­sica - Unisinos.

Abstract

O presente estudo trata de uma experiência pedagógica no PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), que utilizou poesias e narrativas durante uma prática pedagógica com alunos do ensino médio. O seu objetivo principal é conhecer a potencialidade de uma estratégia de ensino que se utiliza de poesias e narrativas como um demarcador dos modos de ser e agir na docência da Educação Fí­sica. No corpo teórico, subsidiamo-nos da noção de experiência de Michel Foucault e Jorge Larrosa como matriz principal para organizar a nossa construção de identidade com saberes pedagógicos que oportunizam uma experiência com idas e vindas. Os caminhos investigativos da pesquisa são de cunho qualitativo, do tipo descritivo com análise documental. Estiveram envolvidos cinco bolsistas do PIBID – Educação Fí­sica, da Unisinos, e duas turmas de ensino médio de uma escola pública estadual do Rio Grande do Sul. Analisamos poesias e narrativas sobre as aulas produzidas entre os meses de agosto e setembro de 2014 em decorrência da proposta pedagógica relacionada a um jogo de boliche e que ficaram arquivadas no PIBID – Educação Fí­sica. Os resultados da pesquisa foram baseados a partir do eixo da noção de experiência em que foram vinculadas duas categorias de análise: o tornar-se professor(a) e as práticas artesanais. Como considerações finais, o estudo evidencia os desafios que as condições de possibilidade do tornar-se professor(a) e as práticas artesanais são atravessados pela noção de experiência. Portanto, um professor(a) que utiliza práticas pedagógicas artesanais terá a oportunidade de se transformar e se tornar, na sua experiência, um professor(a) diferente daquele que vinha sendo antes.

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Author Biographies

Cláudio Marques Mandarino, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professor da Unisinos

Professor da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre

Elaine Evaldt Machado, Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria de Educação

Professora de Educação Fí­sica

Cláudia Jaqueline Michel, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Acadêmica do Curso de Educação Fí­sica

Graziela Steglich Fagundes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Acadêmica do Curso de Educação Fí­sica

Bruno Heinen, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Acadêmico do Curso de Educação Fí­sica

Patricia Mor, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Acadêmica do Curso de Educação Fí­sica

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Published

2016-03-22