INTERDISCIPLINARIDADE: TEORIA E PRÁTICA ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.1.599Keywords:
PIBID, Prática interdisciplinar, EducaçãoAbstract
Este artigo, além de uma pesquisa realizada pela Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte, traz à luz discussões acera da interdisciplinaridade e do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência) e como ambos são realizados nas escolas envolvidas, neste caso abordaremos em especifico três escolas do município de Nazaré da Mata. Este trabalho apresenta, algumas teorias sobre a prática interdisciplinar na visão de autores como Fazenda, Pombo, Jantsch. O artigo, também, traz relatos das práticas interdisciplinares dos bolsistas autores nas escolas EREM Don Vieira, Professor Chaves e Escola Dom Carlos Coelho. Nesta pesquisa os procedimentos metodológicos utilizados foi uma abordagem qualitativa, a fim de estudar o objeto em foco. Portanto, a experiência interdisciplinar nas práticas educativas das escolas campo enfrenta vários obstáculos, a saber: a ignorância do que é ser, de fato a prática interdisciplinar, a falta de tempo disponível no horário das escolas para os projetos interdisciplinares e a falta de ousadia e determinação dos bolsistas envolvidos.
Downloads
References
BRASIL. PCN. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Ministério da educação . Brasília. 1999
FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18ª ed. – Campinas, SP: Papirus, 2012.
FAZENDA, Ivani. Didática e interdisciplinaridade. 4ª Ed – Campinas, SP: Papirus,1998.
FAZENDA, Ivani (org). A virtude das forças nas práticas interdisciplinares. – Campinas, SP : Papirus, 1999.
GUSDORF, G. Present, passe avenir de La rechercheinterdisciplinaire. Revista. Int. de SciencesSociales. 29: 627-48, 1997.
JANTSCH, Ari Paulo. BIANCHETTI, Lucídio (orgs). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 9. ed. atualizada e ampliada – Petrópolis, RJ : Vozes 2011.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. RJ: Imago, 1976
POMBO, Olga. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em Revista,
v.1, n.1, março 2005, p. 3 -15 http://www.ibict.br/liinc. Disponível em:
http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/viewFile/186/103 > Acesso em: 07 de
Agosto. 2014.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Interdisciplinaridade: Funcionalidade ou
Utopia? Saúde e Sociedade 3(2):42-64, 1994. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v3n2/04.pdf > Acesso em: 03 de Agosto. 2014.
FONTES, Clarissa Corrêa. Interdisciplinaridade: Origem, Conceito e Valor. UFSM.
Disponível em:
http://www.pos.ajes.edu.br/arquivos/referencial_20120517101423.pdf > Acesso em: 04
de Agosto. 2014.
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Ciências humanas e
suas tecnologias, parte IV, Geografia. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf > Acesso em: 03 de Agosto.