AVALIAÇÃO DIAGNOÓSTICA DO SISTEMA DE APROPRIAÇÃO DE ESCRITA ALFABÉTICA DE ALUNOS DO 1º AO 3º ANO
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.1.569Abstract
O tema surgiu pela participação no Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que visa alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade (final do 3º ano do ensino fundamental de nove anos). O Pacto é um programa de formação docente, visto como estratégico para a melhoria dos resultados educacionais de alfabetização na perspectiva do letramento. O programa trabalha com conteúdos que visam a melhoria e o complemento da prática docente para que sejam refletidas na qualidade da aprendizagem dos alunos. Para obter dados estatísticos dessa aprendizagem foi aplicada uma ferramenta como estratégia do PACTO para a verificação da apropriação do sistema de escrita alfabética (SEA) de alunos de 1º a 3º ano da alfabetização. Esta ferramenta é o diagnóstico da escrita alfabética e da leitura. O objetivo do diagnóstico é fazer uma avaliação para analisar como o aluno está se apropriando da língua escrita, e, também, para o próprio alfabetizador refletir sua prática. Nosso objetivo inicial é apresentar os dados dos três diagnósticos realizados nos dois semestres de 2013 com os dois diagnósticos realizados no primeiro semestre de 2014. Por conseguinte, fazer uma análise comparativa dos dados de 2013 com os dados das duas primeiras etapas de 2014, pois, ainda haverá outra etapa no segundo semestre do mesmo ano. Fizemos um breve histórico das mudanças ocorridas na educação desde a década de 70, mostrando que era mais que necessário fazer alterações no processo de ensino e aprendizagem na relação professor-aluno. Apresentamos algumas políticas públicas que visão a melhoria da qualidade educacional do nosso país, e que contribuíram para a criação dos direitos de aprendizagem que permeiam toda a ação pedagógica. Foram elencadas algumas perguntas, baseado nas análises linguísticas da apropriação do SEA. Com os diagnósticos realizamos a análise quantitativa dos resultados que foram analisadas individualmente por mês e turma. É evidente a partir da análise comparativa das tabelas (por ano) o avanço no desenvolvimento dos alunos na construção do SEA. Portanto, o que vem sendo desenvolvido na escola, tem atingido as metas propostas pelo PNE, tanto que, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da escola parte de 5.4 em 2011, antes do início do PACTO, para 6.2 no ano de 2013. Vemos através destes dados, o quanto a escola tem avançado no compromisso estabelecido entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
Palavras-chave: Políticas Públicas Educacionais; Formação Docente; Avaliação Diagnóstica.