Análise de um plano educacional individualizado no contexto da educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.1.4428Abstract
O objetivo do artigo é apresentar a análise de um Plano Educacional Individualizado (PEI) de estudante com deficiência matriculado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, campus Timóteo. Tal debate emerge a partir de um recorte de estudo de mestrado em andamento que analisa o processo de elaboração e de implementação do PEI na referida instituição. O PEI é um documento que já vem sendo estudado por renomados pesquisadores, sendo já possível encontrar relevantes produções acadêmicas na área. Porém, há escassez de estudos sobre o PEI no contexto da educação profissional e tecnológica. Em sua maioria, tais produções abordam o tema no contexto do ensino fundamental. Para os posteriores níveis de ensino, ainda é pequeno o número de produções acadêmicas sobre a temática. Nesta pesquisa, a metodologia utilizada se constituiu em revisão de literatura e pesquisa de campo com aplicação de questionário e análise documental. Os resultados do estudo mostram um desconhecimento acerca do documento por parte da instituição de ensino em que o PEI foi desenvolvido. Perceberam-se equívocos em seu conteúdo e ausência de informações imprescindíveis para a efetividade do mesmo. As conclusões apontam para a necessidade de ampliar o debate sobre o tema no contexto estudado, promovendo a disseminação de conhecimentos sobre a temática. Embora, a iniciativa desses profissionais tenha sido de grande importância, uma vez que são os pioneiros na elaboração do PEI na instituição pesquisada, em decorrência do desconhecimento sobre o tema, a efetividade do plano e a sua contribuição no processo de inclusão do estudante foram comprometidas.
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