Análise textual de artigos nacionais de Educação Emocional e suas potencialidades em relação ao indicador de Felicidade Interna Bruta
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.1.4392Abstract
Este artigo apresenta uma análise textual de trabalhos acadêmicos encaminhados ao Congresso Nacional de Educação (Conedu) no eixo Educação Emocional, relacionando-os às categorias propostas pelo indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB). Os objetivos foram identificar os conceitos mais utilizados nos artigos e elencar as categorias do FIB que desenvolvem em maior potencial, para verificar a influência de atividades curriculares que desenvolvem as emoções para a vida em sociedade. Através do método de Classificação de Reinert do software IRAMUTEQ, separamos as palavras utilizadas nos artigos em quatro classes textuais e as classificamos de acordo com as categorias do FIB, no intuito de elencar relações entre os conceitos emocionais abordados na educação brasileira o indicador, potencializando práticas de educação emocional. A análise textual de conteúdo permitiu verificar que as relações entre as práticas escolares envolvendo a educação emocional e as classes identificadas contemplam o desenvolvimento ético, integral e cidadão do aluno. Vislumbra-se a aproximação da educação emocional com o FIB em futuras aplicações do indicador no país, relacionando, assim, saberes acadêmicos e da educação básica para o desenvolvimento do bem-estar social e a felicidade de uma nação.
Palavras-chave: Currículo, Inteligência Emocional, Competência Emocional, Vivência emocional, IRAMUTEQ.
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