Pressupostos teóricos e percepções docentes em torno da Didática
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.1.405Abstract
O tema da presente pesquisa é a Didática. Acredita-se que a Didática trata de um repensar crítico da ação docente que pode superar dificuldades existentes no interior da sala de aula e qualificar o processo de ensino-aprendizagem, trazendo significado ao aluno. A Didática pode oferecer assim, as condições para a realização plena e verdadeira da docência. O objetivo geral deste estudo é identificar a compreensão de professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a respeito da Didática. A metodologia adotada pela pesquisa é a bibliográfica, apoiada em pesquisa de campo. A pesquisa de campo teve como instrumento de coleta de dados um questionário com questões abertas e fechadas, realizado com onze professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de União da Vitória-PR. Na revisão da literatura evidencia-se o percurso histórico que caracteriza a Didática desde a sua origem até os dias atuais evidenciando-se o entrelace da mesma com as tendências pedagógicas. Com base na pesquisa bibliográfica e nos dados coletados, pode-se evidenciar que devido à complexidade do processo de ensino, o auxílio da Didática no exercício da docência é fundamental. Considera-se que a compreensão que os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental participantes têm a respeito da Didática encontra-se em fase de transição de uma concepção tradicional para uma postura crítica frente ao processo de ensino e aprendizagem, da mera aplicação de técnicas de ensino para a reflexão acerca dos meios e das condições pedagógicas presentes neste processo. Frisa-se a importância que em seu processo formativo o professor compreenda a relevância da Didática à sua prática pedagógica.