Formação de Professores na Educação em Astronomia: uma análise do Banco de Dados de Teses e Dissertações do DME/UFSCar

Authors

  • Alessandra Daniela Buffon Doutoranda na Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM).
  • Marcos Cesar Danhoni Neves Professor doutor da Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM).
  • Ricardo Francisco Pereira Professor doutor da Universidade Estadual de Maringá - Departamento de Fí­sica

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.1.2442

Abstract

A produção e difusão do conhecimento cientí­fico na Educação em Astronomia tem recebido grande atenção dos pesquisadores nacionais e internacionais. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo apresentar as caracterí­sticas e tendências de teses e de dissertações na área de Educação em Astronomia com ênfase em formação de professores. O procedimento metodológico é embasado nos estudos do "estado da arte" , mapeando a evolução da produção acadêmica. Foram analisadas teses e dissertações disponí­veis no Banco de Dados de Teses e Dissertações do DME/UFSCAR, totalizando 23 teses e 160 dissertações em um recorte temporal de 1973 a 2017. Em busca de identificar essa produção e conhecer as principais tendências da pesquisa nesse campo, foi realizada a análise de 15 trabalhos entre teses e dissertações voltadas ao foco temático de formação de professores. Por meio de uma análise qualitativa, foi possí­vel identificar que elas abordam tanto a formação inicial quanto a formação continuada relatando cursos, evolução conceitual e sinalizando para a inserção de disciplinas da área em cursos de magistério e licenciatura. Por meio deste trabalho, é possí­vel concluir que as tendências da formação de professores para Ensino de Astronomia são ainda limitadas principalmente no que se refere a cursos de formação continuada com diferentes enfoques, deixando ainda muitas perguntas em aberto e um campo fértil para um crescimento significativo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Alessandra Daniela Buffon, Doutoranda na Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM).

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá e mestre pelo mesmo programa de Pós-graduação (2016). Graduada no Curso de Licenciatura Plena em Fí­sica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2013). Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de Astronomia, formação de professores e saberes docentes.

References

ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33. n. 3, p. 174-181, set/dez. 2010.

BATISTA, Ariane Rodrigues; Silva, Agenor Pina da; Silva, João Ricardo Neves da. Análise das tendências presentes nos trabalhos apresentados nas edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) sobre o Ensino de Astronomia. Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017.

BATISTA, Michel Corsi. Um estudo sobre o ensino de Astronomia na formação inicial de professores dos anos iniciais. 2016. 183f Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática). Centro de Ciências Exatas, Universidade estadual de Maringá, Maringá, 2016.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas. Conselho Nacional de Educação. Brasí­lia: MEC/CNE, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasí­lia: MEC, 2017.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. 2. Ciências Naturais: Ensino de quinta a oitava série. Brasí­lia: MEC/SEF, 1998.

BRETONES, Paulo Sergio e MEGID NETO, Jorge. Tendências de Teses e Dissertações sobre Educação em Astronomia no Brasil. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, v. 24, n. 2, p. 35-43, 2005.

BRETONES, Paulo Sérgio. A Astronomia na formação continuada de professores e o papel da racionalidade prática para o tema da observação do céu. 2006. 252f. Tese (doutorado em Ciências) Faculdade de Educação. Universidade de Campinas, Campinas, 2006.

BRETONES, Paulo Sérgio. Disciplinas Introdutórias de Astronomia nos Cursos Superiores do Brasil. 1999. 200f. Dissertação (Mestrado em GeoCiências). Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 1999.

BRETONES, Paulo Sergio; MEGID NETO, Jorge; CANALLE, João Batista Garcia. A Educação em Astronomia nos trabalhos das reuniões anuais da Sociedade Astronômica Brasileira. Artigo publicado no Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, v. 26, n. 2, p. 55-72, 2006.

BUFFON, Alessandra Daniela. O ensino de astronomia no ensino fundamental: percepção e saberes docentes para a formação de professores. 2016. 147f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática). Centro de Ciências Exatas, Universidade estadual de Maringá, Maringá, 2016.

BUFFON, Alessandra Daniela; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. A Educação para Astronomia no Ensino Fundamental: uma reflexão entre professores e pesquisadores. Ensino, Saúde e Ambiente – V10 (1), pp. 1-26, Abril. 2017.

BUSSI, Bárbara; BRETONES, Paulo Sérgio. Educação em Astronomia nos Trabalhos dos ENPECs de 1997 a 2011. In Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC, 2013.

CANIATO, Rodolpho. Um projeto brasileiro para o Ensino de Fí­sica. 1973. 576f. Tese (doutorado em Ciências). Faculdade de educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 1973.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de Ciências. São Paulo: Cortez, 1993 (Questões da nossa época).

CASTRO, E.S.B., PAVANI, D. B., ALVES, V. M. A produção em Ensino de Astronomia nos últimos quinze anos. In Atas do XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Fí­sica – SNEF, 2009.

DANTAS, Rosemeire da Silva. Formação continuada de professores de Ciências para o ensino de Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. 148f. Dissertação (mestrado em Educação). Universidade Federal do rio Grande do Norte, Natal, 2012.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emí­lio. A construção do campo de pesquisa sobre formação de professores. Revista FAEEBA, v. 22, p. 127-136, 2013.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emí­lio. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

FERNANDES, Thelma Cristina Dias; NARDI, Roberto. Uma análise dos trabalhos sobre Educação em Astronomia nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências. In Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC, 2015.

FERREIRA, Orlando Rodrigues; VOELZKE, Marcos Rincon. Análise do bando de dados de teses e dissertações do DME/UFSCar sobre Educação em Astronomia. Anais do Encontro de Produção Discente PUCSP/Cruzeiro do Sul. São Paulo. p. 1-12. 2012.

FERREIRA, Orlando Rodrigues; VOELZKE, Marcos Rincon. Análise do bando de dados de teses e dissertações do DME/UFSCar sobre Educação em Astronomia. Revista Univap - Edição Especial: São José dos Campos-SP-Brasil, v. 19, n. 34, nov.2013.

IACHEL, Gustavo. Os caminhos da formação de professores e da pesquisa em ensino de Astronomia. 2013. 203f Tese (doutorado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2013.

IACHEL, Gustavo; NARDI, Roberto. Algumas tendências das publicações relacionadas í Astronomia em periódicos brasileiros de ensino de fí­sica nas últimas décadas. Rev. Ensaio. v.12. n.02. p.225-238, 2010.

LANGHI, Rodolfo. Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores. 2009. 372f Tese (doutorado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2009.

LANGHI, Rodolfo. Resumo de teses e dissertações nacionais sobre educação em astronomia. Bauru: UNESP/Observatório Didático Astronômico "Lionel José Andriatto", 2008.

LANGHI, Rodolfo. Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2004. 243f Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2004.

LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Educação em Astronomia: repensando a formação de professores. São Paulo: Escrituras Editora, 2012 (Educação para a Ciência).

LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Ensino de Astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação cientí­fica. Revista Brasileira de Ensino de Fí­sica, v. 31, n. 4, 4402. 2009.

LIMA, Miguel Salustiano de. As ciências espaciais, o saber e o fazer docente no Ensino Fundamental. 2008. Dissertação (mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.

LONGHINI, Marcos Daniel; GOMIDE, Hanny Angeles; FERNANDES, Telma Cristina Dias. Quem somos nós? Perfil da comunidade acadêmica brasileira na Educação em Astronomia. Ciênc. Educ., Bauru, v. 19, n. 3, p. 739-759, 2013.

MACÊDO, Josué Antunes. Formação inicial de professores de ciências da natureza e matemática e o ensino de astronomia. 2014. 268f Tese (doutorado em Ensino de Ciências e a Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2014.

MARRONE JUNIOR, Jayme; TREVISAN, RUTE HELENA. um perfil da pesquisa em Ensino de Astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de ciências. Cad. Bras. Ens. Fí­s., v. 26, n. 3: p.547-574, dez. 2009.

MEGID NETO, Jorge. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o Ensino de Ciências no ní­vel fundamental. 1999. 365f. Tese (doutorado em Ciências). Faculdade de educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 1999.

PEREIRA, Ricardo Francisco; FUSIONATO, Polonia Altoé. Desbravando o Sistema Solar: um jogo educativo para o Ensino e a divulgação da Astronomia. In NEVES, Marcos Cesar Danhoni (org). Da Terra, da Lua e além. Maringá: Editora Massoni, 2007.

PINTO, Simone Pinheiro. Formação continuada do professor: analisando uma prática pedagógica a partir de uma oficina de astronomia. 2005. 127f. Dissertação (mestrado em Ensino de Biociências e Saúde). Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2005.

PORTELA, Caroline Dourado Pereira. Saberes docentes na formação inicial de professores para o ensino de ciências fí­sicas nos anos iniciais do ensino fundamental. 2009. 199f. Dissertação (mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

RODRIGUES, Fábio Matos. Os saberes docentes num curso de formação continuada em ensino de astronomia: desafios e possibilidades de uma abordagem investigativa. 2016. 132f. Dissertação (mestrado em Educação em Ciências). Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2016.

SANTOS, Lucí­ola Licí­nio. Formação do(a) professor(a) e pedagogia crí­tica. In: FAZENDA, Ivani (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995. p. 17-27.

SIEMSEN, Giselle Henequin; LORENZETTI, Leonir. A Pesquisa em Ensino de Astronomia: analisando a produção acadêmica brasileira. Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017.

SILVA, Osmair Benedito da; QUEIROZ, Salete Linhares. Mapeamento da pesquisa no campo da formação de professores de Quí­mica no Brasil. Investigações em Ensino de Ciências – V21 (1), pp. 62-93, 2016.

Soares, Fabiana Gozze; Silva, Agenor Pina da; Figueiredo Filho, Newton. Perfil dos autores dos trabalhos de Teses e Dissertações na área de Ensino de Astronomia. Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017.

SOARES, Leonardo Marques. Apropriação e Domí­nio de Instrumentos para o Ensino de Astronomia. 2010. 160f. Dissertação (mestrado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

SOUZA, Jonas Garcia. Astrobiologia: obstáculos e possibilidades, a (re)ligação com o cosmos e o ensino de ciências. 2013. 212f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2013.

TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini; MEGID NETO, Jorge. Investigando a pesquisa educacional: um estudo enfocando dissertações e teses sobre o ensino de biologia no brasil. Investigações em Ensino de Ciências. v11(2), pp. 261-282, 2006.

Published

2019-03-01