Utilização do programa MAXqda10 na investigação de subsunçores de estudantes de nível médio a respeito do tema radioatividade e de sua relação com a ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2018.16.1.1357Keywords:
Radioatividade, CTS, Aprendizagem Significativa, Subsunçores, MAXqda10Abstract
O presente artigo apresenta uma investigação a respeito dos subsunçores (ou concepções iniciais) que estudantes do Ensino Médio apresentam a respeito do conteúdo de radioatividade e suas relações com a ciência, tecnologia e sociedade (CTS) utilizando o programa MAXqda10. Aborda a teoria da aprendizagem significativa proposta por Ausubel, a qual estabelece a importância de se conhecer estes subsunçores para a transposição dos conteúdos de maneira a promover esta aprendizagem. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa de natureza interpretativa, realizada com 18 estudantes, do segundo ano, do turno matutino, de um colégio da rede estadual de ensino da região Centro Sul do Paraná. A coleta de dados se deu por meio de questionário, e a análise do conteúdo nas respostas foi realizada no software MAXqda10, utilizado para a análise de dados qualitativos e métodos mistos de investigação, contribuiu na estratificação e registro das etapas de análise, dando transparência e agilidade ao processo, além dos recursos para apresentação e visualização dos resultados obtidos. O procedimento de análise consistiu em transcrever os questionários respondidos pelos estudantes, para arquivos Word codificados num sistema alfa numérico (AI1 a AIn). O critério de análise utilizou o conteúdo fornecido nas respostas para estratificação de categorias (C1 a Cn), e subcategorias (subC1 a subCn). Os resultados obtidos na presente investigação possibilitaram identificar os subsunçores que os estudantes possuem a respeito da radioatividade e de sua relação com a ciência, a tecnologia e a sociedade, que as informações que circulam pelos meios midiáticos interferem no modo como são estabelecidos, que apresentavam indícios conceituais de radioatividade e de suas aplicações, quanto à malefício, benefício e fatos históricos. Ofereceu ao professor subsídios para buscar estratégias adequadas para planejar uma sequência didática para realizar a transposição didática sobre o tema.
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