Os Três Momentos Pedagógicos e a Abordagem Temática na Educação em Ciências: um olhar para as diferentes perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2018.16.1.1286Abstract
Este estudo tem com o objetivo identificar as perspectivas de Abordagens Temáticas presentes nos trabalhos que utilizam os Três Momentos Pedagógicos como dinâmica de sala de aula. Além disso, discutir os aspectos relacionados à escolha do tema, à interdisciplinaridade e o papel que o educando assume neste processo, em cada uma das perspectivas identificadas, assim como suas aproximações e distanciamentos. Destaca-se que as perspectivas de abordagem temática identificadas para o desenvolvimento dos Momentos Pedagógicos foram a Abordagem Temática Freireana, Situação de Estudo e Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS). Sinaliza-se também a importância da construção de currículos a partir da dinâmica dos Momentos Pedagógicos como perspectiva curricular.
Downloads
References
ARAÚJO, L. B. Os três momentos pedagógicos como estruturantes de currículo. 2015. 150 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
ARAÚJO, L. B.; NIEMEYER, J.; MUENCHEN, C. Uma análise dos trabalhos presentes nos Encontros de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF): problematizações ou perguntas? Enseñanza de las Ciencias, v. 1, p. 188-192, 2013.
AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, vol.1, nº especial, nov., 2007.
AULER, D. Novos caminhos para a educação CTS: ampliando a participação. In: SANTOS, W.; AULER, D. (Org.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Universidade de Brasília, 2011.
CENTA, F. G. "Arroio Cadena: Cartão Postal de Santa Maria?": Possibilidades e desafios em uma reorientação curricular na perspectiva da abordagem temática. 2015. 201p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
CENTA, F. G.; MUENCHEN, C. O despertar para uma cultura de participação no trabalho com um tema gerador. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.9, n.1, p.263-291, maio, 2016.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A. Física. São Paulo: Cortez, 1992.
________; ANGOTTI, J.A. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1994.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P. e PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2011.
DELIZOICOV, D.; ZANETIC, J. A Proposta de Interdisciplinaridade e o seu Impacto no Ensino Municipal de 1º Grau. In: PONTUSCHKA, Nídia. Ousadia no Diálogo: interdisciplinaridade na escola pública. 4ª Ed. São Paulo – SP: Edições Loyola, 1993.
DEMARTINI, G. R.; SILVA, A. F. G. Abordagem Temática na sistematização curricular para o ensino de ciências: gravidez na adolescência em uma escola estadual do município de Sorocaba-SP. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). íguas de Lindóia, 2013.
FERREIRA, M. V. Intervenções Curriculares Estruturadas a partir da Abordagem Temática: desafios e potencialidades. 2016, 140 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.
FERREIRA, M. V.; PANIZ, C. M.; MUENCHEN, C. Os três momentos pedagógicos em consonância com a abordagem temática ou conceitual: uma reflexão a partir das pesquisas com olhar para o ensino de ciências da natureza. Ciência e Natura, v.38, n.1, p. 513-525, jan./abr., 2016.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? 12º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002
FREIRE, P. A Importante ato de ler: em três artigos que se completam. 22ºed. São Paulo: Cortez, 1988.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários í prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011a.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011b.
GIACOMINI, A.; MAGOGA, T.; MUENCHEN, C. O Cultivo do Arroz: Implementação e Alguns Resultados no Ensino de Física. In: II Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2012, Rio Grande/RS. II Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2012. v. 2. p. 102-113.
GIACOMINI, A.; MUENCHEN, C. Os Três Momentos Pedagógicos Como Organizadores de Um Processo Formativo: Algumas Reflexões. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v.15, n.2, 2015.
GIACOMINI, A.; MUENCHEN, C.; GOMES, A. T. A Importância da Formação Contínua e Permanente de Professores na Construção de Um Novo Currículo. Vivências, v.10, p.20, 2014.
HALMENSCHALGER, K. R. Abordagem Temática no Ensino de Ciências: Algumas Possibilidades. Vivências. v.7, n. 13, p. 10-21, Outubro/2011.
HALMENSCHLAGER, K. R. Abordagem Temática: Análise da Situação de Estudo no Ensino Médio da EFA. Florianópolis: PPGECT/UFSC, 2010. Dissertação, (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina, 2010.
HALMENSCHLAGER, K. R. et al. Abordagem temática na formação inicial dos professores de física e suas implicações na prática docente. In: X Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 10, 2015, íguas de Lindóia/SP. Anais eletrônicos... íguas de Lindóia/SP: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015. Disponível em: http://www.xenpec.com.br/anais2015/resumos/R0858-1.PDF. Acesso em: 12 jun. 2016.
MAGOGA, T. et al. A escolha dos temas em práticas educativas baseadas na Abordagem Temática. Vivências. vol. 11; n.21; p.10-22, 2015.
MALDANER, O. A.; ZANON, L. B. Situação de estudo: uma organização do ensino que extrapola a formação disciplinar em ciências. In: MORAES, R.; MANCUSO, R. (Org.). Educação em ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí: Editora Unijuí, 2004. p. 43-64.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação: Bauru, SP, v. 9; n. 2; p. 191-211; 2003.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: UNIJUí, 2014.
MUENCHEN, C. A disseminação dos Três Momentos Pedagógicos: um estudo sobre práticas docentes na região de Santa Maria/RS. Florianópolis: UFSC, 2010. 273 p. Tese (doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
MUENCHEN, C.; AULER, D. Abordagem temática: desafios na educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v.7, n.3, 2007a.
MUENCHEN, C.; AULER, D. Configurações curriculares mediante o enfoque CTS: desafios a serem enfrentados na educação de jovens e adultos. Ciência & Educação, v. 13, n. 3, p. 421-434, 2007b.
MUENCHEN, C.; DELIZOICOV, D. A construção de um processo didático-pedagógico: aspectos epistemológicos. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 14, p. 199-215, 2012.
MUENCHEN, C.; DELIZOICOV, D. Os Três Momentos Pedagógicos e o Contexto de Produção do Livro Física. Ciência & Educação, v.20, n.3, p. 617-138, 2014.
PANIZ, C. M. et al. Abordagem Temática Freireana e a Dinâmica dos 3 Momentos Pedagógicos: uma reflexão sobre os trabalhos dos ENPECs. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (X ENPEC). Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. íguas de Lindóia/SP, 2015.
PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de Ciências a Partir de Problemas da Comunidade. Dissertação. São Paulo: IFUSP/FEUSP, 1981.
PERNAMBUCO, M. M. C. A. Quando a troca se estabelece (a relação dialógica). In: PONTUSCHKA, N. N. Ousadia no Diálogo: Interdisciplinaridade na escola pública. Editora Loyola. São Paulo, 4ed, 2002.
PIERSON, A. H. C. O cotidiano e a busca do sentido para o ensino de Física. 1997. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
SANGIOGO, F. A. et al. Pressupostos epistemológicos que balizam a situação de estudo: algumas implicações ao processo de ensino e í formação docente. Ciência & Educação: Bauru, SP, v. 19, n. 1, p. 35-54, 2013.
SANTOS, R. A. et al. Repensar a educação em ciências: repensar o currículo. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais eletrônicos. Campinas/SP, 2011.
SíO PAULO. Cadernos de Formação 01, 02 e 03. Série Ação Pedagógica na escola pela via da interdisciplinaridade. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: DOT/SME-SP, 1990.
SCHNEIDER, T. M. et al. Abordagem Temática em Sala de Aula: Uma Análise dos Trabalhos Apresentados no I, VIII e IX ENPECs. In: XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (XV EPEF), 2014, Maresias/SP. XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014.
SILVA, A. F. G. Das falas significativas í s práticas contextualizadas: a construção do currículo na perspectiva crítica e popular. Tese de doutorado, PUC/SP, 2004.
SILVA, T.T. Documentos de Identidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
STRIEDER, R. B.; CARAMELLO, G. W.; GEHLEN, S. T. Abordagem de temas no ensino médio: compreensões de professores de física. Revista Ensaio, v.14, n.2, p.153-169, 2012.
TORRES, C. A.; O"™CADIZ, M. P.; WONG. P. L. Educação e Democracia: A práxis de Paulo Freire em São Paulo. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2002.