Epistemologia e ensino de ciências na educação infantil: análise documental e dialógica

Authors

  • Sandra Regina Gardacho Pietrobon Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Nájela Tavares Ujiie Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Antonio Carlos Frasson Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
  • Edson Jacinski Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.1045

Abstract

O trabalho apresentado tem, por prerrogativa, identificar a epistemologia que sustenta o ensino de ciências no espaço-tempo da educação infantil, mediante a análise documental e dialógica de seus principais documentos norteadores oficiais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009) e o documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular, com a seguinte problematização: Que epistemologia embasa os documentos oficiais que orientam as práticas pedagógicas na área de ciências na educação infantil? Assim, a mesma constitui-se por uma pesquisa qualitativa e exploratória, com foco no ensino de ciências para a educação infantil e as possí­veis epistemologias que dão base aos documentos. Para tanto, buscou-se realizar um estudo bibliográfico destacando o conceito de ciência e epistemologia, bem como o delineamento da educação infantil e sua especificidade, que é o atendimento às crianças de 0 a 5 anos, com a trí­ade cuidar, educar e brincar. O professor da educação infantil, ao trabalhar com os conteúdos circunscritos nessa etapa, orienta-se por documentos que trazem critérios e proposições de organização das propostas pedagógicas. Estes documentos, ao terem uma base teórica e epistemológica traduzem um forma de ensinar e mediar os conteúdos, o que resulta em aprendizados diferenciados a depender do contexto de ensino. No estudo empreendido, observou-se, por meio da análise documental, que a epistemologia que mostra-se nos documentos caminha na vertente interacionista, com viés dialógico e problematizador dos conteúdos. Esta vertente considera a criança como sujeito partí­cipe do processo de ensino-aprendizagem, e que sua vivência e saberes são importante no momento em que os professores discutem e questionam os conteúdos situados no contexto real das mesmas. O professor, nessa abordagem, é mediador do processo, alguém que organiza as situações de ensino de maneira colaborativa, tendo o diálogo e a troca como fontes de interação entre sujeitos, objeto de conhecimento, e realidade contextual.

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Author Biographies

Sandra Regina Gardacho Pietrobon, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Mestre em Educação (PUC-PR). Graduada em Pedagogia e Letras(UNCENTRO). Docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Campus de Irati (UNICENTRO/I), no curso de Pedagogia.

Nájela Tavares Ujiie, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Mestre em Educação (UEPG). Graduada em Pedagogia (UNESP). Diretora do Centro de Ciências Humanas e Educação e Docente lotada no Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória (UNESPAR/UV).

Antonio Carlos Frasson, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduado em Educação Fí­sica. Mestre e Doutor em Educação (UNIMEP-SP). Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR), ní­vel mestrado e doutorado. Pesquisa na área de formação de professores, educação a distância, e inclusão.

Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Licenciada em Matemática. Mestre em Tecnologia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná(UTFPR). Doutora em Educação Cientí­fica e Tecnológica, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Atualmente é professora titular do Departamento de Matemática e do Programa de Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Edson Jacinski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduado em Direito e Filosofia. Mestre em Tecnologia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná(UTFPR). Doutor em Educação Cientí­fica e Tecnológica, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente dos cursos do Ensino Técnico, cursos de Graduação (Engenharias, Ciências da Computação, Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) e como professor colaborador do Programa de Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

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Published

2016-11-17