As diferentes nomenclaturas para a função do profissional de apoio e suas implicações
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9996Resumo
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as diferentes nomenclaturas atribuídas aos profissionais que atuam no suporte educacional, como profissional de apoio, tutor, mediador escolar e auxiliar, destacando suas funções, responsabilidades e implicações no contexto educacional. A investigação se baseia em uma revisão bibliográfica que explora as definições e as políticas públicas que regulamentam essas funções nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além disso, discute-se a importância desses profissionais na promoção de uma educação inclusiva e os desafios enfrentados em sua prática cotidiana. Ao final, propõe-se uma reflexão sobre a necessidade de uma uniformização dos termos e uma melhor clareza nas atribuições desses profissionais para garantir uma atuação mais eficaz no ambiente escolar.
Palavras-chaves: profissional de apoio, educação inclusiva, políticas educacionais