As diferentes nomenclaturas para a função do profissional de apoio e suas implicações

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9996

Resumo

Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as diferentes nomenclaturas atribuídas aos profissionais que atuam no suporte educacional, como profissional de apoio, tutor, mediador escolar e auxiliar, destacando suas funções, responsabilidades e implicações no contexto educacional. A investigação se baseia em uma revisão bibliográfica que explora as definições e as políticas públicas que regulamentam essas funções nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além disso, discute-se a importância desses profissionais na promoção de uma educação inclusiva e os desafios enfrentados em sua prática cotidiana. Ao final, propõe-se uma reflexão sobre a necessidade de uma uniformização dos termos e uma melhor clareza nas atribuições desses profissionais para garantir uma atuação mais eficaz no ambiente escolar.

Palavras-chaves: profissional de apoio, educação inclusiva, políticas educacionais

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Biografia do Autor

Fernanda dos Santos Vaz, Universidade Estadual do Paraná

Mestranda em Educação inclusiva do PROFEI. Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - Campus de Paranaguá, Brasil. E-mail: fvaz@escola.pr.gov.br

Keli Casagrande, Universidade Estadual do Paraná

Mestre em Educação inclusiva do PROFEI. Universidade Estadual do Paraná. (Unespar) - Campus de Paranaguá, Brasil. E-mail:kelicasagrande@hotmail.com

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Publicado

2025-08-29