Formação continuada e bidocência como possibilidades de superação das lacunas formativas no ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9828Resumo
Este trabalho consiste em um estudo de abordagem qualitativa, que utilizou a pesquisa bibliográfica sistematizada com a finalidade de investigar o que as pesquisas têm revelado sobre os professores especialistas de áreas que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos foram verificar a presença da temática na literatura, sinalizar o que tem sido discutido e apontar possíveis soluções para os desafios enfrentados na atuação dos professores especialistas que ensinam Ciências nos anos iniciais. Para isso, foram utilizadas as plataformas Periódico CAPES e Google Acadêmico. Como resultado, apresenta-se publicações que apontaram a necessidade de formação continuada, planejamento e atuação conjunta (chamada de bidocência ou docência compartilhada) entre os professores especialistas e os pedagogos. Como considerações finais, pondera-se sobre a necessidade de ampliar a oferta de cursos de formação continuada que privilegiem a troca de saberes entre os professores e promover pesquisas com relatos de experiências sobre a bidocência no ensino de Ciências, com a finalidade de suprir as lacunas na formação inicial dos docentes que atuam nos anos iniciais.
Palavras-chave: Formação docente, atuação docente, anos iniciais.