Múltiplos olhares para a formação de professores: as potencialidades do estágio de docência
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9763Resumo
A formação continuada de professores/as é habitualmente uma temática que abre horizontes para muitas pesquisas, debates e reflexões. Nesse sentido, essa escrita tem como objetivo analisar as ressonâncias e potências do Estágio de Docência no processo formativo de mestrandas de um programa de Pós-Graduação em Educação de uma Universidade do sul do Brasil. Para tanto, o artigo apresenta como metodologia uma análise de conteúdo dos dados emergidos dos memoriais descritivos das mestrandas enquanto ministrantes de uma disciplina, intitulada de Psicomotricidade Relacional, na graduação, em conjunto com sua professora-orientadora, na qual se sobressaiu a categoria analítica intitulada como mudança nas disposições lúdicas e corporais das ministrantes das propostas, repercutindo em múltiplas ressignificações. Como possíveis resultados, apontamos que a experiência no Estágio de Docência na disciplina de Psicomotricidade Relacional, enquanto proposta formativa do Programa de Pós-Graduação em Educação, possibilitou que os/as viventes ressignificassem sua relação com o próprio corpo, a partir do acesso ao componente lúdico e da imaginação dos/as participantes e das mestrandas ministrantes, mobilizando ultrapassar uma lacuna significativa em seus respectivos processos formativos, que é a vivência corporal.