Entre a formação inicial e continuada: os modelos que regem a formação de professores de Geografia e seus impactos para a atuação profissional
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9696Resumo
Diante de constantes transformações sociais, econômicas, políticas e educacionais, é essencial compreender como o contexto social influencia na formação de professores. Historicamente, essa formação inicial priorizou a transmissão de conteúdos teórico-científicos, com foco bacharelesco, negligenciando em muitos casos o aspecto didático-pedagógico da formação e a conexão entre o espaço de formação e de atuação. Isso resultou em uma gama profissionais com alta carga teórica, mas sem técnicas de ensino adequadas para a atuação profissional. Este estudo, orientado pelo método dialético, analisou os modelos de formação de professores de Geografia nas universidades UEMA e UFMA. Os resultados, obtidos por meio de questionários aplicados a professores e alunos, indicam que o paradigma técnico-conteudista ainda está presente formação inicial e impactam na atuação profissional de professores, evidenciando a inerência da formação continuada dos docentes egressos.