A relação entre dinheiro e materialismo no contexto de professores da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9690Resumo
Resumo: Essa é uma investigação com o objetivo de averiguar a associação entre atitudes em relação ao dinheiro e o comportamento materialista em professores da educação básica. Foi constituída amostra com 153 participantes de ambos os sexos com idade média de 42,9 anos, residentes em quatro regiões do Estado de Goiás. As atitudes em relação ao dinheiro foram levantadas a partir da utilização de uma escala de atitudes em relação ao dinheiro composta por 17 itens e quatro dimensões (felicidade, poder, respeito e influência negativa). Para averiguar o materialismo, foi utilizada a escala de materialismo composta por 10 itens que refletem diferentes valores materialistas. A análise incluiu as análises descritivas de medidas independentes e a correlação de Pearson para explorar os dados e possíveis associações entre variáveis. Os resultados mostraram correlações e diferenças significativas por etnia e domicílio dos professores. Verificou-se valorização do dinheiro como símbolo de felicidade, poder e respeito e uma elevada associação entre essa valorização e o materialismo, bem como um perfil específico no caso dos professores da cidade de Cavalcante-GO face às dimensões de poder e respeito.
Palavras-chave: educação, racismo, felicidade, materialismo.