A Extensão universitária: Um relato de experiência em comunidades do estado do Amazonas

Autores

  • Adrielly Moreira da Silva UFAM
  • Deniz dos Santos Mota
  • Jamima Lima da Rocha
  • Thais Caldas Veles

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.9102

Resumo

Resumo: A extensão universitária é um processo que promove interação transformadora entre a universidade e a comunidade na qual está inserida. Neste ensejo, as escolas se apresentam como locais propícios para estas atividades educacionais de divulgação científica no contexto do ensino de ciências, sobretudo, quando nos referimos ao público que ali frequenta. Apesar dessa notável capacidade, há muitos entraves para divulgação científica nas escolas, tais como falta de formação adequada dos profissionais, falta de infraestrutura e recursos didático-pedagógicos, principalmente nas comunidades mais afastadas da capital. O Amazonas não se difere desta realidade devido ao grande número de comunidades isoladas decorrente do isolamento geográfico. O projeto aqui exposto teve como objetivo proporcionar às comunidades a vivência, na prática, de temas relacionados à Astronomia, de modo a despertar e levar o conhecimento das ciências para todos que se interessarem por este, agregando-a na formação do cidadão, bem como, na sua concepção de mundo, além de estimular a socialização e convívio saudável com atividades em grupo, promovendo uma conexão mais significativa entre o conhecimento científico e a realidade em que vivem. Logo, a pesquisa não apenas enriquece a experiência educacional, mas também estimula o interesse e a curiosidade dos estudantes, proporcionando uma compreensão ampla conceitos científicos. 

Palavras-chaves: Ensino de Ciência; Experimentação; Popularização da Ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adrielly Moreira da Silva, UFAM

Graduada em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Amazonas. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) sob coordenação da UFAM. Atuou como estagiária no Centro de Estudos dos Quelônios da Amazônia-CEQUA, participou do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) na área de zoologia, sob a coordenação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente Graduanda em Administração pela faculdade Uniasselvi e pós-graduanda lato sensu em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Espírito Santo.

Deniz dos Santos Mota

Possui Graduação em Física pela Universidade Federal do Amazonas (2006). Mestrado em Física da matéria condensada pela Universidade Federal do Amazonas (2009) e Doutorado em Física Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental pela Universidade Federal do Mato Grosso, Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, Dimensionalidade em Ecossistemas e também na área de Ensino de Física ministrando disciplinas e coordenando projetos que auxiliam na formação docente. Atualmente é professor adjunto IV do Instituto Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas.

Jamima Lima da Rocha

Graduada em licenciatura em física

Thais Caldas Veles

graduada em licenciatura em física

Downloads

Publicado

2025-12-03