Formação da identidade e conhecimento docente: o que revelam os clássicos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.8875

Resumo

Essa revisão crítica de literatura tem como objetivo apresentar uma visão acerca da constituição e de quais saberes são fundantes para a atividade docente a partir de estudos como os de Nóvoa (2002; 2013), Saviani (1996), Tardif (2011), Shulman (2005), Gauthier et al. (2006), Pimenta e Anastasiou (2002), Freire (2019) entre outros. É uma pesquisa de natureza básica com abordagem qualitativa, classificada como exploratória e descritiva com procedimento técnico bibliográfico realizado através de pesquisa bibliográfica em livros e artigos. Traz à luz a discussão de que, na complexidade da prática docente, uma simples e didática definição não constitui uma receita na qual os elementos e conhecimentos essenciais para cada habilidade apresentada estão dados e basta ao professor aplicá-los na prática.

 

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Biografia do Autor

Patricia Alves Godinho, UDESC

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica

Roberta Pasqualli, IFSC

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1999), Especialização em Informática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Especialização em Teorias e Metodologias da Educação pela UNOCHAPECÓ (2005), Especialização em Docência no Ensino Superior pela UNOCHAPECÓ (2008), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Chapecó. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Inovações Pedagógicas, Saberes Docentes e Educação a Distância. É Pós-Doutora em Educação pela UFRGS onde estudou os saberes docentes dos professores do Sistema Rede E-TEC Brasil.

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Publicado

2024-08-20