Desafios e perspectivas no desenvolvimento do Letramento Científico na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8857

Resumo

O desenvolvimento do Letramento Científico (LC) desde a Educação Básica (EB) é fundamental para preparar cidadãos reflexivos e futuros profissionais que compreendam das qualidades únicas da ciência em um contexto social, indo além de uma disciplina. Este estudo tem como objetivo promover uma reflexão sobre a importância de o professor conhecer o processo de desenvolvimento das práticas de LC, preparando-os para orientar o aprimoramento do LC de seus alunos na EB. Utilizando uma abordagem bibliográfica, são consideradas as orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018), do Indicador de Letramento Científico (ILC), o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), aplicado em 2022, os estudos de Bybee, Powell e Trowbridge (2008), Chassot (2018), Grossi (1995), Oliveira (2021), Silva (2023) e de outros teóricos que abordam temas relacionados a importância do desenvolvimento do LC. Durante o desenvolvimento, é abordada a indicação do desenvolvimento do LC na BNCC, presente no contexto da área das Ciências da Natureza, enfatizando o ensino progressivo dos métodos científicos, do Ensino Fundamental ao Médio. Reconhece-se que a compreensão gradual da construção do conhecimento científico inclui a valorização do erro como parte do processo. O estudo também apresenta o ILC como indicador para políticas públicas, revelando que a maioria dos alunos brasileiros se encontram nos níveis Rudimentar e Básico de LC, indicando conhecimentos científicos elementares. Destaca-se a necessidade de formação contínua para que os professores superem o estágio intermediário de LC, no qual as discussões se limitam ao nível das possibilidades, revelando insegurança e forte dependência dos teóricos. Ao promover o LC não apenas como habilidades acadêmicas, mas como um elemento fundamental para construir uma sociedade consciente, participativa e justa, a formação docente possibilita o desenvolvimento crítico e autônomo do LC dos alunos, promovendo uma educação mais eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosilda de Menezes, Universidade Pitágoras Unopar

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Pitágoras Unopar.

Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Universidade Pitágoras Unopar

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual: Maringá, PR; Docente do Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Pitágoras Unopar: Londrina, PR e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera: São Paulo, SP.

Downloads

Publicado

2024-08-20