Ciências na Educação Infantil e o Livro Didático: Um Panorama de Teses e Dissertações Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8840Resumo
Ciências na Educação Infantil (EI) tem mostrado novas possibilidades de um trabalho que valoriza e respeita as crianças e suas singularidades. O olhar atento a elas e ao contexto em que convivem diariamente na escola, leva-nos a perceber quão ricas são as oportunidades e possibilidades de trabalhar Ciências, atendendo às suas necessidades de desenvolvimento e aprendizagem. O Livro Didático (LD) é uma das ferramentas utilizadas nas escolas tanto pelos alunos quanto pelos professores, tornando-se imprescindível conhecer o que as pesquisas recentes apontam sobre o no Ensino de Ciências (EC) na EI utilizando o LD. Neste sentido, esta pesquisa,
de caráter bibliográfico-documental, teve por objetivo compreender quais as concepções de currículo (Tradicional, Crítica e Pós-crítica) e a presença de LD (Mediador, Organizador de Currículo, Material de Apoio) no EC da EI em oito dissertações e duas teses. Sobre as concepções de currículo, houve predominância do currículo Tradicional, seguido da concepção Crítica e, em menor frequência, da concepção Pós-crítica. Com relação à presença do LD, foi possível identificar que os trabalhos têm maior predominância como Mediador e Organizador de Currículo, menor frequência como Material de Apoio, e, em sua grande maioria, não apresentaram
o uso do LD, sendo seu uso mais atual. A pesquisa apontou, também, para a carência de discussões em Programas de Pós-Graduação sobre o EC na EI e o LD.