Juventudes: cada um é um em cada
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8745Resumo
O presente estudo direciona sua atenção para a compreensão dos desafios enfrentados pela Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especialmente no contexto da interação entre juventudes, escola e trabalho no atual estado sociometabólico do modo de produção capitalista. Adotando uma abordagem qualitativa e descritiva, a pesquisa se concretiza por meio da análise bibliográfica. As categorias de estudo definidas incluem as juventudes, a escola e o trabalho, convergindo para a discussão sobre a disparidade na distribuição de recursos estatais. Como consequência dessa análise, destaca-se que a pesquisa revela uma clara assimetria na atenção do Estado, evidenciando um cenário em que determinados setores recebem maior suporte em comparação a outros. Os desafios na interseção entre Educação Profissional e Tecnológica, juventudes, escola e trabalho são notáveis, refletindo a necessidade urgente de repensar e reequilibrar as políticas educacionais e sociais. Este estudo busca contribuir para a compreensão dessas dinâmicas complexas, visando a promoção de uma EPT mais inclusiva e igualitária, proporcionando atender às diversas demandas da sociedade atual.