Impactos do Pibid para a formação de licenciandos em ciências biológicas da Uesb: um relato de experiência

Autores

  • Bianca Oliveira dos Santos Viana Licencianda em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Campus de Itapetinga-BA. Bolsista de Iniciação a Docência do PIBID no Subprojeto de Biologia da UESB/Campus de Itapetinga/BA.
  • Obertal da Silva Almeida Mestre na área de concentração em Fitotecnia, Professor assistente da UESB lotado no Departamento de Ciências Exatas e Naturais na área de Ensino de Ciências e Coordenador do PIBID no Subprojeto de Biologia da UESB/Campus de Itapetinga
  • Matheus Saloes Freitas Mestre em Genética e Biodiversidade, Professor do Colégio Estadual Alfredo Dutra de Itapetinga-BA e Supervisor do PIBID no Subprojeto de Biologia da UESB/Campus de Itapetinga/BA.
  • Nádia Amorim Pereira Mestre em Genética e Biodiversidade, Professora do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães de Itapetinga-BA e Supervisora do PIBID no Subprojeto de Biologia da UESB/Campus de Itapetinga/BA.

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.1.864

Palavras-chave:

Formação inicial, PIBID, Ensino de Biologia

Resumo

Durante os anos de 2014 e 2015, tenho vivenciado experiências no subprojeto PIBID de biologia junto a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Campus de Itapetinga-BA. Este subprojeto visa complementar a formação do licenciando em Ciências Biológicas, aperfeiçoando a prática pedagógica a partir da inserção do licenciando em seu futuro campo de atuação. No perí­odo supracitado foram feitas várias intervenções no ambiente escolar e objetivo principal desde trabalho é relatar as atividades desenvolvidas nas reuniões do subprojeto realizadas na UESB (rodas de estudo, planejamento, socialização dos resultados das atividades do subprojeto, avaliação e replanejamento, além da escrita de trabalhos cientí­ficos) e no Colégio Modelo Luí­s Eduardo Magalhães (observações e intervenções realizadas nas salas de aulas), salientando os impactos dessas experiências na minha formação docente. O presente estudo tem uma abordagem qualitativo-exploratória, visto que o olhar lançado ao fenômeno em sua fonte natural teve a intenção de descrevê-lo e compreendê-lo. A análise de dados foi efetuada tendo por base o referencial teórico que fundamentou e possibilitou a construção dessa pesquisa. Tivemos por prioridade relatar os impactos da experiência do PIBID para a formação docente, considerando principalmente a formação inicial. A vivência escolar, o planejamento e desenvolvimento de aulas no Ensino de Biologia, a leitura e discussão de artigos, o incentivo a escrita e publicação de trabalhos cientí­ficos juntamente com o compartilhamento de experiências tiveram uma função essencial para a formação docente. Os resultados obtidos evidenciaram que a experimentação do PIBID é enriquecedora tanto para os alunos que se tornam protagonistas em sua formação quanto para os bolsistas do subprojeto que atrelam os saberes teóricos obtidos nos cursos de licenciaturas a realidade do ambiente escolar. Nesse sentido, o PIBID tem sido importante para aproximar a universidade da escola, e os impactos dessa experiência são fundamentais para a formação inicial, preparando os graduandos para o seu futuro exercí­cio docente.

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Biografia do Autor

Obertal da Silva Almeida, Mestre na área de concentração em Fitotecnia, Professor assistente da UESB lotado no Departamento de Ciências Exatas e Naturais na área de Ensino de Ciências e Coordenador do PIBID no Subprojeto de Biologia da UESB/Campus de Itapetinga

Departamento de Ciências Exatas a Naturais - DCEN

Área de Ensino em Ciências

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Publicado

2016-06-09