Contribuições da epistemologia materialista histórico-dialética para o ensino de fí­sica

Autores

  • Franciele de Souza Caetano Vieira Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNISUL
  • Márcia Elida Domingos Prudêncio Universidade Federal de Santa catarina - UFSC
  • Susy Pascoali Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Campus Araranguá - SC

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.1.861

Resumo

Neste artigo são expostas algumas das causas para o problema que atinge as escolas, principalmente, no ensino médio: falta de professores na área de Fí­sica. Diante disso, tem-se como objetivo demonstrar possí­veis razões que levam os alunos a resistirem ou não optarem pelo curso de licenciatura em Fí­sica em seus vestibulares. Ainda, traz as contribuições da epistemologia materialista histórico-dialética para o ensino de referida disciplina, como um possí­vel meio para despertar maior interesse dos alunos em aprender e futuramente lecionar Fí­sica. As informações foram obtidas por meio de questionário aplicado em uma turma do último ano do ensino médio, dentre outras questões indagou-se como está sendo repassado o conteúdo de Fí­sica, qual é a preferência do aluno em relação à metodologia da aula e sua opção por Fí­sica como carreira profissional. Em suma, nas respostas as perguntas, a maioria dos alunos demonstrou falta de interesse pela disciplina por compreenderem que a mesma envolve apenas cálculos e por não conseguirem compreender a forma como os conteúdos são ministrados em sala de aula. Nesse passo, acredita-se que o método de ensino fundado na epistemologia materialista histórico-dialética configura-se em uma prática pedagógica que enseja apreender conhecimentos cientí­ficos vinculados à prática social, em seus movimentos e contradições, traduzindo-se em uma relevante formal para o exercí­cio do ensino da disciplina de Fí­sica de caráter crí­tico e emancipador, podendo produzir no educando, além da compreensão do conteúdo, admiração pela aprendido e uma possí­vel vontade de optar pela Fí­sica como carreira docente.

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Biografia do Autor

Franciele de Souza Caetano Vieira, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNISUL

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNISUL

Bacharel em Direito pela Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNISUL

Bolsista CAPES

Márcia Elida Domingos Prudêncio, Universidade Federal de Santa catarina - UFSC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Cientí­fica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa catarina - UFSC

Licenciada em Ciências da Natureza com habilitação em Fí­sica pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Bolsista UNIEDU - FUMDES

Susy Pascoali, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Campus Araranguá - SC

Professora no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Fí­sica do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) CampusAraranguá - SC

Doutora e mestre em Ciência e Engenharia de Materiais - UFSC

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Publicado

2016-06-09