Projeto de Ensino WebBio: Contribuições de um Website Educacional para a aprendizagem em Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8499

Resumo

Ambientes virtuais de aprendizagem, blogs e sites hospedam diversos recursos digitais que podem ser potencialmente importantes nos processos educativos. Este estudo teve como objetivo investigar as contribuições de um website específico para a aprendizagem em Biologia. Desenvolvemos o website WebBio como parte de um projeto de ensino com duração de seis meses. Construímos os dados da pesquisa por meio de um questionário em formulário Google. Dez estudantes do 3º ano do Ensino Médio e Técnico Integrado participaram da pesquisa realizada no IFTM - campus Uberaba Parque Tecnológico. A análise do corpus empírico teve uma abordagem qualitativa usando análise de conteúdo. Os resultados indicam que os websites educacionais podem desempenhar um papel significativo no processo ensino-aprendizagem por possibilitar interações e o compartilhamento dinâmico de informações. Vídeos, atividades e podcasts apresentam grande potencial educativo e, quando combinados com um design eficiente, facilidade de acesso, navegação e organização das informações podem manter a motivação, o interesse e o engajamento dos estudantes. Para os participantes da pesquisa, os vídeos vinculados a exercícios foram os recursos do site mais utilizados em seus estudos. O site se revelou uma ferramenta substancial para a revisão de conteúdo. Assim, esta proposta sugere que os websites podem ser instrumentos relevantes de auxílio aos estudos, oferecendo alternativas que possibilitam um aprendizado mais agradável e efetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato de Oliveira, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Doutorando em Educação pela UFTM. Mestre em Ciências Fisiológicas pela UFTM (2015). Especialista no Ensino de Ciências, Biologia e Educação Ambiental UFU (2004). Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1999). Atualmente é professor EBTT efetivo do IFTM, campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico. Leciona Biologia no Ensino Médio e Técnico. Foi Coordenador do Ensino Médio e Técnico em 2012. Lecionou Genética para a Engenharia Agronômica e Parasitologia, Anatomia Humana, Embriologia e Histologia nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharelado em Zootecnia de 2009 a 2015 no IFTM campus Uberaba. É vice líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Ensino de Ciências (GPETEC http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4974565101412687). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/242984). Tem experiência em Biologia, com ênfase em Fisiologia cardiovascular, Embriologia e Histologia. Também tem experiência em Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, Formação de Professores, divulgação científica e metodologias ativas. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6342418379812394

Daniel Ovigli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

É licenciado em Ciências Exatas pela Universidade de São Paulo (USP), licenciado em Ciências Biológicas, especialista em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática e em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD, ambas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSulMG), especialista em Educação Digital pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), mestre em Educação [linha de pesquisa: Ensino de Ciências e Matemática] pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar) e doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), com estágio pós-doutoral junto à Universidad de Huelva (UHU), España. Atualmente é professor do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) onde atua no curso de graduação em Licenciatura em Educação do Campo: áreas do conhecimento Ciências da Natureza e Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFTM), níveis Mestrado e Doutorado. Foi Coordenador (2019 - 2021) e Coordenador Substituto (2021 - 2023) do referido Departamento e atualmente é Vice-Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da UFTM (2018 - 2023). Atualmente é Coordenador Institucional de Iniciação Científica Substituto e Coordenador Substituto do curso de Licenciatura em Educação do Campo. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC - https://genfec.com.br/), membro da Red de Investigación Sobre Enseñanza de la Investigación (RISEI - https://risei.org/), da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC - https://redemineiradecomunicacaocientifica.wordpress.com/) e da Global Edu-Leaders (GEL - https://www.globaleduleaders.org/). Em seu currículo os termos mais ocorrentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: educação em ciências, educação matemática, divulgação científica, museus de ciências e formação de professores.

Downloads

Publicado

2024-08-20