A formação de professores do campo: um estudo com estados da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8226

Resumo

Este estudo investiga a formação de professores do campo a partir de estados da arte sobre a produção acumulada em Educação do Campo, publicados no período de 2004 a 2020. Trata-de uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de fazer um mapeamento da produção científica de teses e dissertações, a fim de identificar o vem sendo discutido no âmbito acadêmico depois de importantes marcos políticos e legais da Educação do Campo no Brasil. Os resultados indicam um aumento expressivo de pesquisas defendidas  na grande área de Ciências Humanas e da Educação nos programas de pós- graduação stricto sensu registrados na área de avaliação da Educação da Capes, com destaque para as temáticas escolas públicas (estaduais e municipais), formação de professores e políticas públicas. Os dados revelam que as discussões das pesquisas de teses e dissertações estão atentas à realidade das escolas públicas, ressaltando a vulnerabilidade na aplicação das políticas públicas em Educação do Campo. A formação de professores do campo ganha destaque com investigações sobre identidade docente, Pedagogia Socialista, Pedagogia da Terra, pesquisa nos processos formativos, formação continuada, Escola Ativa, Pró-letramento, formação para Educação de Jovens e Adultos e a Licenciatura em Educação do Campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiléia Curty de Oliveira, Universidade Federal do Espí­rito Santo

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduada em Letras e Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre. Atualmente, é Secretária Executiva na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Campus de Alegre. Tem experiência na área de Letras, Educação e Gestão Pública. Desenvolve estudos que inter-relacionam formação de professores, educação do campo, culturas e línguas.

Erineu Foerste, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-doutor na Erziehungswissenschaftliche Fakultät da Universtät-Siegen na Alemanha (UNISIEGEN - 2011). Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio - 2002). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG - 1996). Licenciado em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS - 1984). É Professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Está vinculado ao Departamento de Linguagens, Culturas e Educação do Centro (DLCE/CE/UFES. É membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES). Fundou e lidera o Grupo de Pesquisa (CNPq) Culturas, Parcerias e Educação do Campo.

Downloads

Publicado

2024-08-20