O estágio supervisionado segundo a visão de acadêmicos do curso de Ciências Biológicas
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.794Resumo
Neste artigo analisamos os discursos de acadêmicos de uma Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do Paraná, buscando entender como eles lidaram com a questão de ser professor e como enfrentaram os desafios da prática docente. Procuramos também compreender as relações dos licenciandos com o conteúdo, com o ensino e com a aprendizagem durante a realização do estágio supervisionado. De uma população inicial de quinze estudantes, escolhemos cinco para o aprofundamento da análise. Aplicando um instrumento analítico denominado Matriz 3x3 (ARRUDA; LIMA; PASSOS, 2011), aos relatos dos estudantes sobre o estágio supervisionado, ficou evidente que eles estavam mais preocupados com os aspectos técnicos da gestão do ensino e com sua atuação na sala de aula, do que com a aprendizagem dos alunos. Os dados mostram que a prática da docência inicial possibilita aos acadêmicos múltiplas experiências, ameniza seus anseios, medos, angústias, preocupações, mas nem por isso modificam os seus propósitos de atuação na escola básica. Após a conclusão do estágio, a maioria dos acadêmicos pode até ver a docência com outros olhos, mas não ao ponto de desejar ser professor, principalmente da educação básica.
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