Desenvolvimento profissional de professores: uma discussão acerca do conceito
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.7799Resumo
Neste artigo propomo-nos a compor um cenário para a discussão sobre desenvolvimento profissional (DP) e buscar compreender o conceito, através de sua historicidade. Tendo como ponto de partida a seguinte questão de investigação: qual conceito de desenvolvimento profissional tem sido adotado na produção acadêmica em educação, no período de 2000 a 2022? Por meio de um levantamento sistemático, mapeamos a produção brasileira sobre desenvolvimento profissional de professores a partir de uma sistematização de teses, dissertações e artigos nacionais indexados nas bases de dados Capes e Biblioteca Nacional de Dissertações e teses. A pesquisa a partir dos indexadores ‘desenvolvimento profissional’ e ‘desenvolvimento profissional docente’ e ‘desenvolvimento profissional de professores’, identificou 194 artigos. No levantamento realizado na plataforma Capes, foram filtradas 83 dissertações e teses que trazem no seu título o indexador. Identificamos na produção científica sobre desenvolvimento profissional docente diversos desafios, em especial, a falta de definição do construto; o uso do conceito formação como sinônimo de DP e o número incipiente de artigos que consideraram a opinião dos docentes diante do seu próprio DP. Em que pese haver excelentes autores que tratam há tempos do tema, apresentamos contribuição para a construção de uma definição para o construto. Contribuindo para a sistematização do tema DP, identificando a existência ou não de lacunas na literatura sobre o assunto, analisando as publicações e a evolução do conceito.