A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES PELA PESQUISA: QUAIS DESAFIOS?
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.771Resumo
O artigo discute a iniciação à pesquisa (modalidade de Trabalho de Conclusão de Curso) na Licenciatura em Pedagogia. Partindo da experiência na orientação destas pesquisas, reflete-se sobre problemas e perspectivas deste eixo formativo com o objetivo de compreender fatores que facilitam e/ou dificultam a elaboração do TCC. Como amostragem, elegeu-se uma turma de concluintes de um curso de uma instituição pública federal do centro-oeste brasileiro com grupo constituído por 38 acadêmicos. Os dados, coligidos por meio de enquete, foram analisados categorizando-se os problemas e as dificuldades reportadas por estes sujeitos. Como resultados principais destaca-se uma compreensão, por parte dos estudantes, da importância da pesquisa e de seu papel no processo de formação inicial, bem como as características positivas dessa iniciação no campo científico como sendo um pressuposto básico para o ingresso tanto no mundo do trabalho como pedagogos quanto em cursos de pós-graduação stricto sensu.
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