A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES PELA PESQUISA: QUAIS DESAFIOS?

Autores

  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí­.
  • Valéria Nantes Camelo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí­.

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.771

Resumo

O artigo discute a iniciação à pesquisa (modalidade de Trabalho de Conclusão de Curso) na Licenciatura em Pedagogia. Partindo da experiência na orientação destas pesquisas, reflete-se sobre problemas e perspectivas deste eixo formativo com o objetivo de compreender fatores que facilitam e/ou dificultam a elaboração do TCC. Como amostragem, elegeu-se uma turma de concluintes de um curso de uma instituição pública federal do centro-oeste brasileiro com grupo constituí­do por 38 acadêmicos. Os dados, coligidos por meio de enquete, foram analisados categorizando-se os problemas e as dificuldades reportadas por estes sujeitos. Como resultados principais destaca-se uma compreensão, por parte dos estudantes, da importância da pesquisa e de seu papel no processo de formação inicial, bem como as caracterí­sticas positivas dessa iniciação no campo cientí­fico como sendo um pressuposto básico para o ingresso tanto no mundo do trabalho como pedagogos quanto em cursos de pós-graduação stricto sensu.

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Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí­.

Professor Assistente II do Curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Câmpus de Naviraí­) concursado na área de "Tópicos Especí­ficos da Educação Pré-Escolar". Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (FCT-UNESP); Mestre em Educação pela UNESP, área de concentração em Educação Infantil e Matemática. Licenciado em Pedagogia, Habilitação para o Magistério da Educação Infantil, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Câmpus Três Lagoas). Lí­der do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Iní­cio da Docência e Ensino de Matemática (GEPIDEM/UFMS/CPNV) cadastrado no CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa: Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores (GPEA-FCT/UNESP). Tem experiência na Educação Básica onde atuou como professor de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial (AEE). Atua na área de Educação e Educação Matemática com ênfase nos seguintes temas: Educação Infantil, Alfabetização, Ensino e Aprendizagem de Conceitos Matemáticos, Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional e Iní­cio da Docência

Valéria Nantes Camelo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí­.

Licencianda em Pedagogia pelaUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí­.

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Publicado

2016-11-17