Análise das abordagens de expressão oral em livros didáticos de Espanhol do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.7538Resumo
A expressão oral em uma língua estrangeira, apesar de constituir o objetivo de muitos estudantes, costuma ser excluída das salas de aula da educação básica, por razões diversas. No entanto, tal habilidade é considerada um aspecto necessário para a aprovação das coleções didáticas no PNLD. Este trabalho analisa o tratamento dado à expressão oral pelas coleções de Espanhol do Ensino Fundamental aprovadas no PNLD 2017. Levamos em consideração os trabalhos de Lima (2011) e Pinho (2017) para confirmar a importância atribuída à oralidade pelos estudantes e os documentos oficiais para analisar a necessidade da inclusão da oralidade nas salas de aula do ensino fundamental. Ao analisar as coleções, percebe-se uma prática que valoriza o trabalho com gêneros e segue uma divisão em etapas, que valoriza a preparação e contribui para o aumento de conhecimentos diversos. Conclui-se que a inclusão das línguas no PNLD trouxe grandes avanços para a prática da oralidade, mas, a partir da presente análise, observam-se itens que ainda necessitam maior aprofundamento.