Análise das abordagens de expressão oral em livros didáticos de Espanhol do Ensino Fundamental

Autores

  • José Ricardo Dordron de Pinho Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.7538

Resumo

A expressão oral em uma língua estrangeira, apesar de constituir o objetivo de muitos estudantes, costuma ser excluída das salas de aula da educação básica, por razões diversas. No entanto, tal habilidade é considerada um aspecto necessário para a aprovação das coleções didáticas no PNLD. Este trabalho analisa o tratamento dado à expressão oral pelas coleções de Espanhol do Ensino Fundamental aprovadas no PNLD 2017. Levamos em consideração os trabalhos de Lima (2011) e Pinho (2017) para confirmar a importância atribuída à oralidade pelos estudantes e os documentos oficiais para analisar a necessidade da inclusão da oralidade nas salas de aula do ensino fundamental. Ao analisar as coleções, percebe-se uma prática que valoriza o trabalho com gêneros e segue uma divisão em etapas, que valoriza a preparação e contribui para o aumento de conhecimentos diversos. Conclui-se que a inclusão das línguas no PNLD trouxe grandes avanços para a prática da oralidade, mas, a partir da presente análise, observam-se itens que ainda necessitam maior aprofundamento.

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Biografia do Autor

José Ricardo Dordron de Pinho, Colégio Pedro II

Bacharel e licenciado em Letras-Português/Espanhol (1994-1996), mestre em Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas (2002) e doutor em Língua Espanhola (2013), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor titular de Espanhol do Colégio Pedro II, onde atua na Educação Básica e no curso de Mestrado (MPPEB - Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica). Ainda no Colégio Pedro II, já exerceu os cargos de coordenador pedagógico do Campus Realengo II e de coordenador adjunto do Departamento de Espanhol e, atualmente, faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Lingua(gem) e Projetos Inovadores na Educação Básica (GEPLIEB). Também é professor regente de Sala de Leitura da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Suas pesquisas tratam, principalmente, do ensino da pronúncia e das habilidades orais, bem como do tratamento da variação linguística em aulas da educação básica.

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Publicado

2023-12-20