Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência para o curso de Licenciatura em Ciências Agrárias do IF Baiano na formação inicial de professores: Relato de experiência

Autores

  • Juracir Silva Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.3.686

Palavras-chave:

Formação inicial, Convivência com semiárido, agroecologia

Resumo

A formação de um profissional para atuar como professor requer um ensino de qualidade, que, por sua vez, lhe atribua competência para a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nessa perspectiva, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) possibilita aos seus integrantes a construção de espaços propí­cios para o exercí­cio e aplicação dos conhecimentos adquiridos nos cursos de Licenciaturas do Brasil, de forma crí­tica e contextualizada. Contribuindo assim, para a sistematização e troca de conhecimento entre todos envolvidos no processo. O presente trabalho consiste em um relato de experiência de uma bolsista do PIBID do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Campus Senhor do Bonfim, referente ao perí­odo de março de 2014 a julho de 2015, com intuito de socializar as experiências decorrentes das ações desenvolvidas, a saber: oficinas pedagógicas, interação entre os bolsistas, coordenador de área, supervisores, professores e alunos de uma escola pública, incentivando a formação inicial de professores. No caso especí­fico dos licenciandos em Ciências Agrárias, a contextualização dos conteúdos do currí­culo ocorreu com ações voltadas para a convivência com o semiárido e a agroecologia, possibilitando que o futuro educador estabeleça, desde o iní­cio do curso, a relação necessária da teoria com a prática, enriquecendo sua formação.

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Biografia do Autor

Juracir Silva Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano

Licenciado em Quí­mica, Mestre em Agroquí­mica, Doutor em Quí­mica Analí­tica. Atua como professor do Cursos de LIcenciatura em Ciências Agrárias é Coordenador de Pesquisa do Instiituto Federal Baiano e Coordenador de Área do PIBID

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Publicado

2016-03-22

Edição

Seção

Documentos