POESIAS E NARRATIVAS NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS ARTESANAIS NO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA - UNISINOS
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.3.683Palavras-chave:
Poesias, Práticas Artesanais, Tornar-se Professor(a), PIBID Educação Física - Unisinos.Resumo
O presente estudo trata de uma experiência pedagógica no PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), que utilizou poesias e narrativas durante uma prática pedagógica com alunos do ensino médio. O seu objetivo principal é conhecer a potencialidade de uma estratégia de ensino que se utiliza de poesias e narrativas como um demarcador dos modos de ser e agir na docência da Educação Física. No corpo teórico, subsidiamo-nos da noção de experiência de Michel Foucault e Jorge Larrosa como matriz principal para organizar a nossa construção de identidade com saberes pedagógicos que oportunizam uma experiência com idas e vindas. Os caminhos investigativos da pesquisa são de cunho qualitativo, do tipo descritivo com análise documental. Estiveram envolvidos cinco bolsistas do PIBID – Educação Física, da Unisinos, e duas turmas de ensino médio de uma escola pública estadual do Rio Grande do Sul. Analisamos poesias e narrativas sobre as aulas produzidas entre os meses de agosto e setembro de 2014 em decorrência da proposta pedagógica relacionada a um jogo de boliche e que ficaram arquivadas no PIBID – Educação Física. Os resultados da pesquisa foram baseados a partir do eixo da noção de experiência em que foram vinculadas duas categorias de análise: o tornar-se professor(a) e as práticas artesanais. Como considerações finais, o estudo evidencia os desafios que as condições de possibilidade do tornar-se professor(a) e as práticas artesanais são atravessados pela noção de experiência. Portanto, um professor(a) que utiliza práticas pedagógicas artesanais terá a oportunidade de se transformar e se tornar, na sua experiência, um professor(a) diferente daquele que vinha sendo antes.
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