Por mais humanidade na educação

Autores

  • Marcos Sardá Vieira Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.3.7-21

Palavras-chave:

Ciências Humanas. Educação. Racionalidade técnica. Brasil.

Resumo

A ideologia atual de desmonte das Ciências Humanas da educação superior brasileira é uma ameaça para a constituição da democracia no paí­s. Por si só, esse aspecto enfatiza a importância dessa área de conhecimento, voltada para as humanidades, na implementação mí­nima de direitos humanos e de polí­ticas participativas na sociedade. Diante desse panorama brasileiro de precariedades sociais e humanas analisado através da referência de reportagens, livros e textos acadêmicos, este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel das Ciências Humanas enquanto campo de conhecimento fundamental para a formação crí­tica e a compreensão dos fenômenos sociais. Consideramos que o conhecimento mantido pelas Ciências Humanas é um importante diferencial na estrutura do saber e na interpretação histórica, por isso, para garantirmos a reflexão ampla e dialógica sobre a realidade é preciso contrapormos a armação técnica e unidimensional para a consolidação de ações polí­ticas.

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Biografia do Autor

Marcos Sardá Vieira, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Arquiteto, Urbanista e Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como professor adjunto no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

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Publicado

2020-09-08