Uso Tecnologia Móvel para o estudo do Movimento Aparente do Sol
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.1.2345Palavras-chave:
Sol, astronomia, ensino, tecnologia móvelResumo
O Movimento Aparente do Sol é um tema constante nas diretrizes curriculares nacionais para a área de Ciências do Ensino Fundamental nos últimos 20 anos, esses documentos primam pelo desenvolvimento não apenas teórico, mas também observacional a cerca desse fenômeno que sofre influência diária pela rotação e translação da Terra. No presente trabalho propomos o uso de aplicativos de tecnologia móvel para o estudo prático do movimento aparente do Sol que seja independente das condições climáticas e disponibilidade de tempo para observação. Realizamos uma busca por aplicativos relacionados com a temática na loja virtual GOOGLE PLAY e encontramos 7 aplicativos gratuitos aos quais discutimos as funcionalidades e o uso para o estudo do movimento aparente do Sol através de gráficos e das informações de coordenadas horizontais de Altura e Azimute do Sol disponíveis. Analisamos numericamente e graficamente o comportamento da trajetória do Sol nas diferentes estações do ano tendo como referência a localidade de Uruguaiana/RS, considerando: (i) hora nascimento/ocaso; (ii) insolação; (iii) orientação do nascimento/ocaso em relação ao horizonte; (iv) variação da altura ao longo do dia. Constatamos que através do uso de aplicativos de tecnologias móveis é possível uma maior compreensão da variação geográfica e temporal do movimento aparente do Sol.
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