Educação Social e Avaliação: crianças e adolescentes como sujeitos avaliadores da prática educativa

Autores

  • Cléia Renata Teixeira de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Paula Marçal Natali Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.2.1771

Resumo

A Educação Social é uma prática educativa complexa, por se manifestar em contextos diversos e com metodologias distintas. Os sujeitos que dela participam em diferentes condições estão em formação permanente e podem ser os responsáveis pelo processo educativo e avaliativo dessa práxis. O objetivo deste texto é discutir a possibilidade de que crianças e adolescentes pertencentes aos contextos da Educação Social sejam agentes do processo de avaliação, e apresentar ponderações referentes à formação no e para o contexto da Educação Social. A pesquisa está fundamentada em duas teses de doutorado desenvolvidas pelas autoras do texto e também por suas experiências como educadoras sociais e docentes no ensino superior. Assim como os educadores (adultos) da Educação Social, as crianças e os adolescentes que são sujeitos do processo podem e devem contribuir para a ação avaliativa dessa prática educativa.

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Publicado

2017-07-17